Skip to content

Centro de Ciência do Café integra Rede de Centros Ciência Viva

A Rede Nacional de Centros Ciência Viva integra agora mais um centro de ciência na sua rede, com a assinatura do protocolo de adesão entre a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Centro de Ciência do Café (CCC).Este momento foi oficialmente assinalado durante o 26.º Encontro da Rede de Centros Ciência Viva, realizado em Campo Maior, com a presença de todos os diretores da Rede.

A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.

Localizado na vila de Campo Maior, o Centro de Ciência do Café é o terceiro espaço de divulgação científica na região do Alentejo a integrar a Rede, que conta agora com 22 Centros Ciência Viva.

Com uma área total de 3426 m2, o CCC éum espaço muito versátil que reúne conhecimento científico, atividades interativas e espaços de formação, promovendo uma experiência única de aprendizagem aos visitantes.

Inspirado pelo universo do café, o CCC reúne múltiplas áreas de conhecimento — desde o ciclo da planta ao grão, passando pela torra e por modelos de consumo — e assume como missão a promoção da ciência e a sustentabilidade associadas ao café.

Este desígnio será agora reforçado, como sublinha Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva: “A Ciência Viva é uma rede dinâmica em contínua expansão e sempre em estreita colaboração com autarquias, instituições científicas, empresas, investigadores e comunidade educativa. A integração do Centro de Ciência do Café na Rede vem reforçar a missão da Ciência Viva, que há 29 anos promove a cultura científica e tecnológica.”

É com grande orgulho que o CCC integra a Rede de Ciência Viva, reforçando o nosso compromisso em inspirar gerações através da ciência, da sustentabilidade e da valorização do café como produto de conhecimento e cultura. Este passo fortalece a nossa missão de aproximar o público da ciência e da inovação, promovendo uma aprendizagem onde a curiosidade se transforma em descoberta e o café serve de ponto de partida para explorar múltiplas áreas do saber”, afirma João Manuel Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés

A integração do CCC reforça a colaboração da Ciência Viva com a Delta Cafés, que cumpre um papel preponderante no projeto das Quintas Ciência Viva, através das cafetarias QuintΔEspresso, um novo conceito de lojas Delta Espresso.

Mais do que um novo centro, trata-se de um passo que consolida a ligação entre ciência, conhecimento e comunidade, aproximando a inovação empresarial e as comunidades. Os 22 Centros Ciência Viva irão continuar a promovera cultura científica e tecnológica em todo o país, acompanhando de perto o crescente interesse das famílias, dos turistas e das escolas em iniciativas de sensibilização e democratização da ciência em Portugal. Porque sem Ciência não há futuro.

Compartilhe este artigo: