Skip to content

Exposição na Casa das Barcas chama a atenção para necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária

A exposição “A Diversidade Une, o Respeito Fortalece” foi inaugurada, na semana passada, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e do Dia Municipal para a Igualdade.

A exposição, composta por peças de puzzle, apresenta um conjunto de trabalhos realizados pelas diferentes instituições do concelho, como as escolas e os lares. São ainda parceiros desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

O vereador Cláudio Monteiro, que agradece a todas as instituições e entidades que se uniram a esta iniciativa, lembra que a inauguração desta exposição foi uma segunda parte das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em Elvas, depois da apresentação de uma peça de teatro às crianças das escolas, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

“Convido a todas as pessoas a visitarem a exposição, não só pela causa que é, mas também pela beleza. Por vezes, muita gente olha para as causas solidárias e nunca olha para a estética e nós podemos olhar para as duas”, garante o autarca. Por outro lado, Cláudio Monteiro destaca os valores que estão implícitos nesta exposição: os da “igualdade”, da “justiça social” e da “empatia”.

A expectativa é que, quem passe pelo mercado municipal, possa, por momentos, refletir para a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária. “Eu sei que muitos valores são utópicos, mas se nós não trabalharmos e lutarmos diariamente por eles, também nunca faríamos nada. Hoje em dia, pelo mundo, assistimos a muitas guerras e eu acho que é um momento simbólico, que faz jus àquilo que os elvenses, e não só, conseguem dar diariamente: que é trabalharmos e olharmos uns pelos outros”, remata o vereador.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se, anualmente, a 17 de outubro, e o Dia Municipal para a Igualdade a 24 de outubro.

Compartilhe este artigo: