Evocação a Nuno Álvares Pereira passa de Lisboa para Vila Viçosa

As comemorações nacionais de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, vão passar a realizar-se em Vila Viçosa.

As cerimónias militares, que habitualmente decorriam em Lisboa, decorreram pela primeira vez em Vila Viçosa em Novembro do ano passado e, de acordo com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), o almirante António Silva Ribeiro, “faz todo o sentido que ali perdurem. Em Vila Viçosa temos um passado histórico militar de grande relevância, foi no castelo de Vila Viçosa que Nuno Álvares Pereira um dos seus irmãos, é no Santuário que está a imagem que Nuno Álvares Pereira mandou comprar em Inglaterra para Nossa Senhora da Conceição e é também aqui que está a imagem referencial que eu tenho usado, ao longo do meu mandato, nas cerimónias militares”.

De acordo com o presidente da câmara, Inácio Esperança, o General José Nunes da Fonseca, próximo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, “já deu a garantia que estas comemorações vão continuar em Vila Viçosa. Toda a colaboração é para manter, até indo de encontro ao protocolo que temos, sendo que o que poderia mudar eram estas comemorações nacionais, que vão de encontro à vontade do CEMGFA, mas já as tínhamos contratualizadas para este ano”.

Para o autarca, estas cerimónias “colocam Vila Viçosa no epicentro da história militar do país, sendo muito importante para uma terra como a nossa”.

As cerimónias de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, decorreram, pela primeira vez, em Vila Viçosa em Novembro do ano passado.

De recordar que, na passada segunda-feira, dia 6, a câmara municipal de Vila Viçosa atribuiu a medalha de ouro do município ao almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.