Comitiva elvense já percorreu dois mil quilómetros a caminho da Polónia

O grupo de voluntários, que partiu ontem de Elvas, com direção à Polónia, com cinco carrinhas cheias de bens recolhidos nos últimos dias, na cidade, já se encontrava, hoje, às 8 horas, em Friburgo, na Suíça, depois de 24 horas de viagem e percorridos cerca de dois mil quilómetros.

A viagem, garante um destes voluntários e condutor de uma das carrinhas, Luís Rodrigues, tem sido dura, sobretudo durante a noite. “Tem sido duro, principalmente à noite, com muito gelo e alguns acidentes”, revela.

Depois de uma paragem para tomar o pequeno-almoço, é hora de seguir viagem. Pela frente, até à fronteira da Polónia com a Ucrânia, o grupo ainda tem cerca de 12 horas de viagem. De 500 em 500 quilómetros, as carrinhas vão parando, aproveitando-se para trocar de condutor. Só Vítor Carola, tendo em conta uma promessa que fez, conduziu uma das carrinhas durante as 24 horas já de viagem.

Referenciadas para trazer para Elvas, com este grupo, estão 14 pessoas sendo que, de acordo com Luís Rodrigues, podem trazer mais dez. Luís Rodrigues, apesar das dificuldades enfrentadas nesta viagem, garante que o grupo a não encara como um esforço.

As cinco carrinhas saíram ontem, pouco depois das sete da manhã, do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas. Uma sexta viatura juntou-se à comitiva, na Covilhã.