
Inserido nas suas atividades de verão, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem a decorrer um programa de voluntariado, que consiste na alocação de jovens que queiram passar o seu tempo livre com os utentes desta instituição, auxiliando os funcionários nas mais diversas áreas.
De acordo com Rosália Guerra, técnica na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a presença destes voluntários ajuda a gerir melhor as ausências nas férias dos colaboradores, trazendo consigo uma nova vida às atividades de verão. Para tal, o serviço de voluntariado debruça-se sobre várias vertentes, desde do acompanhamento a pessoas que estão no domicílio, como também nas atividades de ocupação no Centro de Dia e no respetivo Lar.
Para além de todo o auxilio prestado diariamente e a entreajuda com os próprios colaboradores, segundo a técnica, o contacto intergeracional entre os voluntários e os utentes da Santa Casa, “é fundamental para troca de experiências e transmissão de conhecimentos”.
Trabalhando com uma equipa multidisciplinar, Rosália Guerra refere que a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior encontra-se nesta altura do ano a preparar um novo modelo de intervenção.