Skip to content

Associações, entidades e artistas de Elvas criam Manifesto pela Cultura com vista à “valorização do setor”

Várias associações culturais, entidades artísticas e artistas individuais estiveram reunidos, no passado dia 15 de junho, no Centro Artístico Elvense, para “refletir, partilhar e debater o presente e o futuro da arte e cultura em Elvas”. Desta reunião nasceu um manifesto conjunto, “com o objetivo de contribuir ativamente para a melhoria e valorização do setor cultural elvense”, lê-se em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS.

Os signatários deste manifesto acreditam que, “com espírito de equipa, diálogo construtivo e boas relações institucionais, é possível elevar a cultura de Elvas a um novo patamar, marcado pela qualidade e pelo orgulho em promover a cidade além-fronteiras”.

O manifesto dirige-se, sobretudo, à Câmara Municipal de Elvas, às empresas, associações, à comunicação social e aos próprios elvenses. “Ao Município de Elvas, pede-se uma maior eficiência e reorganização nas áreas da promoção e estratégia cultural e artística. Às empresas locais, um investimento mais robusto nas iniciativas culturais, nomeadamente através de mecanismos de mecenato. Às associações e entidades culturais, propõem-se a criação de um Conselho Municipal de Cultura e o reforço da ligação entre organizações e comunidade. À comunicação social, desafia-se o desenvolvimento de mais ações de promoção e divulgação cultural, em articulação com as organizações do setor. Aos elvenses, um apelo apertado para que abracem a cultura local, saiam de casa, explorem a cidade e descubram a riqueza artística e cultural que Elvas tem para oferecer — que vão além do simples entretenimento”, lê-se na referida nota de imprensa.

A par do manifesto, as associações decidiram criar também o “Arquipélago de Tertúlias”, um encontro mensal “dedicado à reflexão e conversa aberta sobre o estado da arte e da cultura em Elvas, no Alentejo e em Portugal. Este espaço pretende tornar-se uma referência no debate cultural local, promovendo o pensamento crítico, a cooperação e a partilha de ideias entre artistas, instituições e cidadãos”.

O “Manifesto de Elvas pela Cultura no Alentejo, em Portugal e no Mundo” para ler, na íntegra, aqui.

Compartilhe este artigo: