
O festival ‘Terras Sem Sombra’ voltou, na sua 21ª temporada, a passar por Arronches, numa iniciativa promovida pela associação ‘Pedra Angular’ em parceria com o Município e cujo objetivo maior passa por promover e valorizar o património ambiental, cultural e científico do Alentejo.
Apesar de inicialmente estar prevista a realização de três atividades repartidas pelos dois dias do passado fim de semana, fruto do ato eleitoral deste domingo, apenas houve a possibilidade de levar a efeito os dois momentos programados para sábado, dia 17 de maio.
Na tarde dessa data, aqueles que quiseram participar nesta iniciativa reuniram-se junto ao Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, onde foram recebidos pelo presidente do Município, João Crespo e pelo diretor-geral da associação coorganizadora, José António Falcão. Após alguns dos elementos fazerem uma breve visita ao referido núcleo museológico, o grupo rumou até às Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões para uma visita interpretativa àquele local, classificado como Monumento Nacional.
Ao lado do autarca e do dirigente da associação, bem como do técnico de Património Cultural do Município, Tiago Pereira, Dinis Cortes, consultor da ‘Pedra Angular’, começou por tecer umas breves considerações sobre a arte rupestre, passando de imediato a palavra a Manuel Calado, arqueólogo com uma vastíssima experiência, que deu aos presentes uma autêntica aula introdutiva para aquilo que iriam contemplar de seguida, com as pinturas que ali permanecem desde 3.000 a.C. a encantar tudo e todos.
Para a noite e noutro Monumento Nacional do concelho, no caso a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, ficou guardado mais um momento cultural memorável, com a atuação da Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita, cuja direção musical está a cargo de Nuno Miguel de Almeida. Com um tributo mariano denominado ‘Sob o Teu Manto: Aspectos da Vida de Nossa Senhora na Música (Séculos XI-XXI)’, a brilhante atuação deste grupo comoveu o muito bem composto auditório do templo.
Ao longo do dia, as intervenções dos representantes das instituições responsáveis por proporcionar estas atividades à população arronchense, foram no sentido de agradecer mutuamente a parceira, com o presidente do Município, João Crespo a manifestar a disponibilidade da autarquia em continuar a colaborar com a associação nestas ações de promoção do território.
















