Skip to content

II Corrida “Memorial João Maltez” solidária com bombeiros e criança com paralisia cerebral

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos promove, a 13 de julho, a II Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”. A iniciativa, que tem como finalidade homenagear o ex-atleta do clube, falecido no ano passado, irá unir a sua terra natal – Glória, no concelho de Estremoz – e a localidade onde iniciou a sua prática no atletismo – Rio de Moinhos, em Borba.

Dizendo que, com a atividade, o clube procura dar “algum conforto a amigos e familiares” de João Maltez, que perdeu a vida prematuramente, Emanuel Ramalho, um dos responsáveis pela organização da atividade, garante que as expectativas para esta segunda edição são “altas”, já que a primeira “correu muito bem”. “Este ano esperemos que corra tão bem ou melhor”, acrescenta.

Dando conta que a primeira fase de inscrições (que podem ser feitas no site acorrer.pt), com um “preço mais acessível”, termina já esta quinta-feira, 15 de maio, Emanuel Ramalho adianta que a iniciativa é composta por uma caminhada de cinco quilómetros e duas corridas, nas distâncias de cinco e 8,5 quilómetros.

Até quinta-feira, a inscrição na caminhada tem um custo de três euros e nas duas corridas de seis. Já na segunda fase de inscrição, de 16 de maio a 30 de junho, o preço a pagar para participar na caminhada sobe para quatro euros, enquanto na corrida de cinco quilómetros custa sete euros e na corrida de 8,5 de oito euros. Na terceira e última fase, de 1 a 8 de julho, os preços sobem para cinco euros para a caminhada, oito euros para a corrida de cinco quilómetros e dez para a de 8,5.

A iniciativa, que envolve ainda uma atividade dedicada aos mais novos, tem uma vertente solidária, quer em prol dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, quer de uma criança de noves anos. “Um euro de cada inscrição nas corridas competitivas vai reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Estremoz. Além disso, temos uma atividade, que é o ‘Kids Athletics’, direcionada a crianças e jovens até aos 15 anos, que resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo de Pavia”, explica Emanuel Ramalho. “Desta vez, decidimos implementar uma parte solidária dirigida a um menino de nove anos, que é de Pavia, que tem paralisia cerebral e epilepsia. No dia e no local da prova, no final, os familiares vão estar presentes com alguns trabalhos à venda e, quem quiser, de forma voluntária opcional, poderá fazer um donativo, do valor que entender, para ajudar nos tratamentos e na qualidade de vida desse menino”, adianta o responsável.     

No dia 13 de julho, as provas de corrida iniciam-se pelas 9 horas, junto ao Ringue Desportivo da Glória. Os participantes da caminhada partem cinco minutos depois. No final, haverá também prémios monetários para os participantes da corrida de 8,5 quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Na corrida de cinco quilómetros serão entregues medalhas aos três primeiros classificados (masculinos e femininos). Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, na corrida de 8,5 quilómetros, e, de forma a promover a participação feminina, será atribuído um troféu à equipa com maior participação no conjunto das duas corridas competitivas. Serão também realizados sorteios de produtos e serviços.

Na organização do evento, o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos conta com diversos apoios: das Câmaras Municipais de Borba e Estremoz, das Juntas de Freguesia de Rio de Moinhos e Glória, da ToleranteFuturo – Associação Glória Jovem, Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago, Associação de Atletismo de Évora, Grupo Desportivo de Pavia, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva, GNR de Estremoz e de Borba e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Compartilhe este artigo: