Skip to content

Romaria da Nossa Senhora dos Prazeres “valoriza tradições e a força identitária do concelho de Monforte”

Após quatro dias de muita animação e devoção, as festas em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, no concelho de Monforte, chegaram ao fim esta segunda-feira, dia 28 de abril.

Sendo esta uma romaria com muitos anos de história, Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, garante que as festividades para além de “valorizarem tradições e a força identitária do concelho”, também têm o prepósito de “perdurar no tempo”. “Esta romaria esteve suspensa durante muitos anos e, em 2006, o Município decidiu retomar esta linda tradição. É uma festa que tem a ver com religião, com base numa lenda que Nossa Senhora dos Prazeres salvou a população de uma praga de gafanhotos e depois tem a parte pagã que celebra a amizade, a fraternidade e a valorização dos nossos recursos endógenos”, acrescenta.

“Já no ano passado transformámos um bocadinho a festa, com a novidade da tenda, da deslocalização da festa e a dimensão de atração de pessoas de todos os concelhos vizinhos”, sublinha o autarca. No concerto de Marta Santos (que decorreu no passado domingo, dia 27 de abril), estiveram presentes, no evento, entre duas a três mil pessoas, o que, segundo diz, “é super agradável em termos de afirmação do concelho e da sua reputação nas suas mais diversas vertentes”.

Já Luís Silva, presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Prazeres, entidade responsável pela organização do evento, assegura que as expectativas, para edição deste ano, eram “muito boas”. “Tivemos uma boa adesão, este ano com uma tenda muito maior e com maior impacto, tivemos umas noites muito animadas e divertidas”, assegura. Os lucros angariados na romaria “revertem em prol dos Bombeiros Voluntários de Monforte”, entidade parceira, juntamente com o Município.  

Presente no evento esteva João Crespo, presidente da Câmara Municipal de Arronches, que realçou que “esta é mais uma daquelas romarias que são tradicionais e que têm sempre bastante afluência”. Arronches também se associou à romaria através da Academia Sénior e o Grupo dos Romeiros de Esperança, que “vieram desde Monforte com as suas carroças e animais, até Prazeres”. O autarca felicita ainda “o Município de Monforte pela excelente organização que tem montada”. “Uma vez mais, as festas dos Prazeres são um sucesso”, remata.    

Compartilhe este artigo: