Sérgio Santimano apresenta “Porta para Goa” em Castelo de Vide

Castelo de Vide recebe, a partir deste sábado, dia 18 de setembro, e até final do ano, a exposição fotográfica “Porta para Goa”, do fotógrafo moçambicano Sérgio Santimano, no Centro de Interpretação Garcia de Orta

A exposição insere-se no âmbito da abertura do Centro de Interpretação Garcia de Orta, sendo a mesma organizada pelo Observatório da Língua Portuguesa, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Esta exposição é um convite aos castelo-videnses e visitantes a descobrirem recantos, paisagens e práticas de Goa. Neste pequeno território viveu, metade da sua vida e até à sua morte, Garcia de Orta, o prestigiado médico quinhentista de Castelo de Vide, e autor do livro “Colóquio dos Simples, Drogas e Coisas Medicinais da Índia”, editado em Goa, em 1563. Esta exposição tem como finalidade colocar em diálogo o contexto castelo-vidense e o território longínquo de Goa, tão distante e próximo das nossas realidades culturais, tornando as fotografias imagens-espelho de vivências e rituais coletivos.