Skip to content

Montemor celebra Dia do Município, da Mulher e de São João de Deus

Montemor-o-Novo comemora este sábado, dia 8 de março, o seu feriado municipal, mas também o dia do seu Santo Padroeiro, São João de Deus, e o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações terão, contudo, início já esta sexta-feira, dia 7 de março, pelas 18 horas, com a oficina criativa ‘Semeando a Cultura da Paz’, com Etelvina Santos. Trata-se, de acordo com o presidente da Câmara, Olímpio Galvão (na imagem), “de uma organização do Movimento Democrático de Mulheres de Montemor-o-Novo e tem lugar no auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras”.

Ainda esta sexta-feira, pelas 21h30, realiza-se a sessão “Mulheres e Liberdade”, que vai ter a moderação de Helena Caldeira, atriz montemorense, que ganhou um destaque internacional com sua participação na série “Rabo de Peixe”. Estão também confirmadas as presenças da atriz Catarina Caetano, também montemorense, da realizadora Luísa Homem e da escritora e cronista Cláudia Lucas Chéu. “Será uma mesa redonda onde se falará da liberdade no feminino, mas é aberta a toda a gente. São convidadas que vêm de diferentes meios artísticos e pretende-se que seja uma conversa em torno dos seus percursos profissionais, da sua liberdade, enquanto criadoras, atrizes e escritoras, ao longo do seu percurso de vida e ao longo do seu crescimento pessoal”, adianta o autarca.

“No sábado, começamos o dia bem cedo, tal como tem sido hábito, às 9 horas, com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, e passaremos com a fanfarra dos Bombeiros de Montemor-o-Novo pelas ruas da nossa cidade até ao Hospital de São João Deus. O Hospital de São João Deus faz este ano 75 anos ao serviço da saúde de Montemor e da saúde do país. É um marco invejável e merece ser devidamente comemorado”, revela Olímpio Galvão.

Pelas 9h30, haverá passeio de BTT, numa organização do grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, assim como uma caminhada na ecopista, organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres de Montemor-o-Novo. Às 11 horas, realiza-se uma visita guiada à Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, sob o lema “Os milagres de São João de Deus e a história da Ordem Hospitaleira”.

“Às 11h30, no Jardim da Estação, teremos uma sessão de yoga, organizada pelo Monte de Magia e, às 14h30, o nosso amigo e ilustre montemorense Augusto Mesquita irá apresentar pela segunda vez o seu livro, ‘Montemor-o-Novo, Um Pouco de História e algumas Curiosidades’, que contará com apresentação do professor Vítor Guita e será no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria”, adianta o presidente.

A partir das 13 horas, haverá torneio de basquetebol, no pavilhão gimnodesportivo, organizado pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo e, às 16 horas, terá lugar a procissão de São João de Deus, que une a Igreja Matriz à Igreja do Hospital de São João de Deus, onde, por fim, se realiza a eucaristia.

“Às 18h30, teremos um momento cultural forte, em que se comemora aqui todas estas três efemérides – Dia do Município, Dia Internacional da Mulher e Dia de São João de Deus. Teremos o fadista Ricardo Ribeiro, que neste momento é também um fadista montemorense, residente em Cabrela, com uma dimensão mundial. O local será junto ao Cineteatro Curvo Semedo e a uma organização do Município de Montemor-Novo”, remata.

Compartilhe este artigo: