Skip to content

Com concerto este sábado em Estremoz, Jorge Goes dedica-se em exclusivo à música em 2025

O elvense Jorge Goes vai dedicar-se, a tempo inteiro, em 2025, à música, promovendo o seu último álbum de fado canção, “Essências”, para além de duas novidades.

“Vou apresentar um espetáculo novo, que é um tributo ao Júlio Iglésicas, que é um cantor que eu admiro bastante. Estamos a preparar a banda, estamos a preparar tudo”, começa por dizer o artista. Também em 2025, Jorge Goes vai estar a trabalhar num projeto com os Manouchka. “É um projeto de fado manouche, que é um gispy jazz, que foi inventado por Django Reinhardt, um músico extraordinário francês cigano, que, ao não ter dois dedos numa mão, inventou ele uma própria maneira de tocar”, revela.

Quanto ao álbum “Essências”, vai ser apresentado já no próximo sábado, dia 25 de janeiro, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, pelas 21h30. Neste espetáculo, em que faz uma viagem entre Lisboa e o Alentejo, Jorge Goes vai apresentar os 13 temas do álbum, entre outros temas do disco anterior, “Fado Novo Fado Velho”, num concerto de 90 minutos.

Em palco, o artista estará acompanhado pela sua banda: Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa; Jorge Clérigo, na viola de fado; Filipe Larsen, no baixo; Mário Lopes, na bateria; e José Liaça, no acordeão e piano. Terá ainda como convidados de honra neste espetáculos os Amigos Cantadores de Cante Alentejano do Redondo, que vão interpretar em dueto com Jorge Goes o tema “Compasso Alentejano”, para além de algumas modas alentejanas.

“Essências” conta com produção de Filipe Larsen, coprodução de José Cid e Jorge Goes, sendo um disco Antena1, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, GCI Media, Grande Hotel do Luso, Golita e Município de Elvas. Neste disco, que conta com as participações especiais de José Cid, Vitorino e os Amigos Cantadores de Cante Alentejano do Redondo, Jorge Goes tem oito composições e uma letra. O disco tem também letras e composições de Tozé Brito, Mário Rainho, José Cid, Mário Mata, Manuel Alegre, Daniel Gouveia, José Fernandes Castro, Alberto Franco, Carlos Baleia e Francisco Rasquilha. O disco foi gravado entre 2022 e 2023 e apresentado na Casa do Alentejo, em Lisboa, em outubro de 2023.

Ao todo, Jorge Goes conta com quatro discos gravados: dois de Jazz e dois de Fado. É também, desde 2013, diretor artístico do festival “ArtJazz Festival”, com nove edições realizadas em Elvas e uma em Ponte de Sor.

Os bilhetes para o concerto de sábado encontram-se à venda na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro, onde também será possível adquirir o álbum “Essências”.

Compartilhe este artigo: