Évora Capital Europeia da Cultura é debatida à mesa

Em Évora e no Alentejo, gostamos de falar à volta de uma mesa. Tendo este principio como ponto de partida, a Equipa de Missão Évora 2027, que tem trabalhado a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, deu início a este ciclo de conversas sobre um ”projeto que tem o potencial de transformar a cidade e as nossas vidas”.

Nesta iniciativa, a comunidade eborense é desafiada a receber os responsáveis pela candidatura para, em conjunto, escutarem e falarem “sobre o maior evento cultural da Europa, que queremos trazer para Évora e para o Alentejo.”

A estreia do “À Mesa é que a Gente se Entende” foi dedicada às associações juvenis, no âmbito do Mês da Juventude, e aconteceu no Ponto Jovem – espaço municipal – a convite do Instituto Cultural de Évora. À volta da mesa, com o “petisco” levado pela Equipa de Missão, a ementa consistiu na partilha em torno dos objetivos da candidatura e em escutar as ideias e as propostas dos jovens do concelho.

A necessidade de uma maior diversificação cultural, a abertura a algumas subculturas e outras áreas de conteúdo cultural e artístico, foram algumas das ideias colocadas em cima da mesa. Para as próximas semanas estão agendadas mais cinco conversas com associações juvenis mas, também, dos setores da Cultura, da Educação e de intervenção cívica. A iniciativa prolonga-se pelos próximos dois meses e as entidades e associações que o desejem podem convidar a Equipa de Missão para uma destas conversas. As inscrições devem ser feitas até dia 3 de abril, através do endereço eletrónico info@evora2027.com .