Gavião inaugura o percurso pedestre Rota da Sirga

O Percurso Pedestre 8 foi inaugurado no passado domingo, dia 27, em Gavião. O percurso é intitulado Rota da Sirga, por ser possível, ao longo do percurso, admirar os muros de sirga, construções em alvenaria de pedra seca, construídos nas margens do rio, verdadeiros testemunhos da tenacidade do homem em ultrapassar os elementos da natureza. Esses muros, tinham como objetivo principal rebocar os barcos que tentavam subir o rio, a partir das margens, com um cabo de sisal (sirga), puxado pela força do homem ou recorrendo, onde isso se tornava possível, à força de animais.

A inauguração começou com a plantação da árvore da esperança no início do percurso, em homenagem ao povo ucraniano, onde foi demonstrado o apoio e solidariedade por tudo o que tem vindo a acontecer no seu país. No seguimento desta ação, foram ainda distribuídas árvores autóctones pelos participantes para que fossem plantadas ao longo do percurso.

Após este momento, iniciou-se a primeira caminhada pela Rota da Sirga, pelos mais de 70 participantes deste evento. A criação deste percurso simboliza a contínua aposta do Município de Gavião na sua oferta turística, com o objetivo de aumentar o número de visitantes e turistas, bem como o tempo medio de visita dos mesmos no concelho.