Skip to content

União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim vai ser desagregada voltando a ser duas freguesias autónomas

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o que pode levar mais de 270 freguesias à situação em que estavam antes da reforma administrativa de 2013.

A lista das propostas de desagregação de uniões de freguesias aprovadas em votações indiciárias dos partidos no Grupo de Trabalho – Freguesias, ratificadas na semana passada pela comissão do Poder Local e Coesão Territorial, cuja votação está agendada para 17 de Janeiro.

No concelho de Elvas a união de freguesias da Terrugem e Vila Boim vai ser desagregada e Manuel Bandarra, presidente da União de freguesias e residente na Terrugem diz nos que “desde o início que as populações estava contra a união. Quando tomámos posse em 2021 começámos a trabalhar porque a Lei era anterior, mas nada estava feito e estivemos mais de um ano a recolher documentação para instruir o processo de acordo com os requisitos da Assembleia da República”.

No caso de José Guerra, de Vila Boim, tesoureiro da União de freguesias. Destaca as diferenças que existem entre as duas vilas que “reúnem as condições requeridas pela Assembleia da República para viverem separadas. pronto tivemos que viver em comunidade durante este tempo, mas há diferenças que justificam a separação”.

Para comemorar a desagregação de freguesias, José Guerra explica que vai haver uma caminhada com origem em cada localidade até ao limite da freguesia para o encontro dos participantes, havendo depois uma festa na Terrugem e outra em Vila Boim, com um beberete para toda a população

No concelho de Elvas a união de freguesias da Terrugem e Vila Boim vai ser desagregada, tal como em Ponte de Sor e Tramaga sendo estas as únicas duas freguesias a separar no distrito de Portalegre.

Compartilhe este artigo: