Skip to content

APPACDM de Elvas celebra Dia da Pessoa com Deficiência com várias atividades e um novo MICAS

A APPACDM de Elvas está a celebrar esta terça-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com as mais diversas iniciativas, incluindo o lançamento de uma nova edição da sua mascote: o MICAS.

Por mais que considere que este dia é assinalado e “trabalhado todos os dias” na APPACDM, o presidente da instituição, Luís Mendes, garante que a data nunca deixa de ser celebrada, anualmente, de uma “forma simples e tranquila”.

Neste, que acaba por ser um dia diferente, os utentes saem das suas rotinas diárias. Logo pela manhã, visitaram o quartel dos Bombeiros de Elvas, para “perceberem de perto qual a importância” dos soldados da paz na sociedade. “Eles hoje estão ali para conhecerem, para saberem para que é que servem aquelas viaturas, o que, ao fim ao cabo, não deixa de ser um trabalho de inclusão e de integração, de maneira que são muito importantes as experiências que ali estão a acontecer”, assegura Luís Mendes.

Por outro lado, a PSP, e à semelhança do que tem acontecido em outras ocasiões, voltou hoje à instituição, para que os utentes pudessem andar de carrinho, numa atividade ligada ao trânsito e às suas regras. Tanto à PSP, como aos Bombeiros, o presidente da APPACDM agradece a colaboração neste dia.

Em Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a APPACDM de Elvas apresenta uma nova edição do MICAS, desta vez na cor verde. “É já a sexta edição do MICAS, que é sempre apresentado no dia 3 de dezembro”. Com os valores da “motivação, integração, coragem, ajuda e solidariedade” implícitos, o MICAS é “uma parte do rosto da instituição”. Em formato de porta-chaves, o MICAS custa dois euros e pode ser adquirido na APPACDM, no Hotel D. Luís e no Concept Guest House de Mimoso & Reis. Ainda assim, a intenção da instituição é que, já em 2025, possa também estar à venda em outros locais da Elvas.

Sendo o MICAS totalmente produzido pelos utentes, no âmbito das atividades socialmente úteis, parte da receita angariada com a sua venda, reverte para os próprios utentes. “Há aqui essa parte da valorização pessoal, da capacitação e do empoderamento que nós damos aos utentes”, lembra ainda Luís Mendes.

O dia é ainda celebrado com um almoço-convívio, entre utentes e colaboradores, seguindo-se uma tarde de muita animação na instituição.

Compartilhe este artigo: