Elevada procura por testes rápidos Covid na Extremadura faz triplicar preço

O custo médio de testes rápidos de antigénio, na Estremadura espanhola, antes do Natal, rondava os 3,5 euros, mas nesta última semana chegaram a ser vendidos a 10 e 12 euros.

Esta foi uma situação que aconteceu, na primeira vaga da pandemia, com as máscaras, e agora a situação repete-se com os auto testes de diagnóstico à Covid-19, que estão a viver um autêntico boom, nas últimas semanas, devido ao aumento da incidência, conjugado com as festas natalícias, e pouco antes da véspera de Natal, os poucos que podiam ser encontrados multiplicaram seu custo por três.

Por se tratar de um produto médico e não de um medicamento, em Espanha, o preço não é regulado e o que o consumidor paga depende de cada farmácia. Nesse sentido, as escolas oficiais asseguram que a causa do aumento está na distribuição e especulação dos intermediários e dizem que é algo pontual, pelo que, em breve, a oferta vai ser normalizada e com ela, o preço.

Na Extremadura há uma dificuldade acrescida uma vez que está longe dos centros de distribuição, dos aeroportos de Madrid e Barcelona ou do porto de Valência, onde se estabelece o tráfego internacional de mercadorias.

A Associação de Consumidores da Extremadura (Ucex) destaca que o custo dos testes depende apenas do setor farmacêutico. Na Extremadura, o preço médio deste produto, desde que foi colocado à venda sem receita médica, no verão passado, era de 3,50 euros. Nas últimas semanas, porém, a Ucex encontrou farmácias em que foram vendidos por 10 euros até 12. Noutros estabelecimentos do país atingiram os 22 euros, um preço muito superior ao localizado na Estremadura espanhola.

O presidente da ordem dos Farmacêuticos de Badajoz, Cecílio Venegas, prevê que “dentro de alguns dias” o abastecimento dos testes seja reposto e os preços voltem ao normal. “Não é porque o farmacêutico taxou, mas porque ficou mais caro na fonte, para os distribuidores. É a mesma coisa que acontecia na época com as máscaras”, lembrando que já nas escolas oficiais o Ministério da Saúde era solicitado a regular o preço do produto para evitar essa guerra.