Um incêndio que deflagrou, na madrugada desta terça-feira, 26 de novembro, no Bairro das Pias, em Elvas, afetou três habitações, sendo que uma delas foi totalmente consumida pelas chamas. Apesar dos estragos, não há qualquer registo de feridos.
Uma das habitações do centro do bairro, de acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, quando os operacionais chegaram ao local, após o alerta, por volta das 5h30, já tinha ardido por completo. “A casa já estava totalmente tomada pelas chamas e procedemos, de imediato, ao combate direto e protegemos, dentro do possível, as duas habitações contíguas. Não nos foi possível fazer uma proteção efetiva, porque ainda houve danos nas duas casas que estavam confrontadas com esta”, explica.
O fogo acabou por afetar três habitações, sendo que, “supostamente, só duas delas é que estariam habitadas”. “Neste momento ainda estamos a fazer trabalhos de rescaldo e a aguardar que as autoridades façam as investigações necessárias”, dizia Paulo Moreiras aos microfones da Rádio ELVAS, por volta das 9 horas.
Pese embora os acessos difíceis ao Bairro das Pias, o comandante fala ainda assim num “combate eficaz” a este incêndio, por parte dos bombeiros, conseguindo evitar-se que as chamas se propagassem a mais habitações. “A dada a esta altura, este incêndio teve proporções significativas, porque, dentro das próprias casas, a carga de combustível é também significativa”, esclarece, adiantando que, no local, esteve já uma retroescavadora do Município de Elvas para “um rescaldo mais eficaz nos restos que ficaram da habitação afetada”.
Embora o número ainda não estivesse identificado quando realizámos a reportagem, uma fonte da Proteção Civil avançou mais tarde que são dez as pessoas desalojadas, na sequência do incêndio de duas destas três habitações.
Para o local, para além de 19 operacionais e nove viaturas dos Bombeiros de Elvas, foi também mobilizada a PSP.