O Auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz irá receber no próximo sábado, dia 16 de novembro, pelas 15 horas, a conferência “Frei Agostinho de Santa Maria – Santuário Mariano”, no 3.º centenário da sua publicação.
O programa inicia-se com a “Mesa de Abertura Institucional”, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Estremoz, o presidente do Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM), o inventário artístico da Diocese de Évora e o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Cultura e Bens Culturais.
Pelas 15h30, realiza-se a sessão de comunicação “O papel da Materialidade Mariana no Império Português a partir da obra de Frei Agostinho de Santa Maria”, com Diana Pereira do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória DA Universidade do Porto (CITCEM/UP). Segue-se às 15h50, mais uma sessão com Filipa Medeiros do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra (CIEC/UC), com o tema “Simbolos, milagres e mistérios: o convento de São João da Penitência no Santuário Mariano”.
Às 16 horas está marcada uma “discussão”, seguindo-se um Coffee Break às 16h15. Pelas 16h30 está agendada a sessão “As devoções Marianas na paisagem de Santuário de Frei Agostinho de Santa Maria (1642-1728), com António Camões Gouveia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FSCH). Às 16h50, está agendada a última sessão do dia com Artur Goulart e Susana Nogueira do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, e que tem o tema “O Santuário Mariano, três séculos depois, em algumas imagens da arquidiocese de Évora”.
A sessão de encerramento está agendada para as 17h10.