Skip to content

Portalegre: saúde mental em debate em encontro de profissionais

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) recebeu na passada quinta-feira, 10 de outubro, o segundo Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano, com organização da RealMente – Associação de Profissionais de Saúde Mental do Norte Alentejano. A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada, com uma intervenção focada nas valências do recém-criado Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo.

Durante o encontro foram abordados vários temas, como o comportamento de acumulação (Hoarding Disorder), a Lei da Saúde Mental e os desafios nas perturbações do desenvolvimento intelectual ao longo do ciclo de vida. Numa fase posterior, decorreram ainda dois workshops subordinados às temáticas: “Gerir a Dependência de Opiáceos e de Benzodiazepinas” e “Como lidar com doentes agressivos ou agitados – Técnicas de descalonamento verbal”.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) desempenha um papel crucial no Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo, através de parcerias, desenvolvimento de políticas públicas eficazes e promoção de iniciativas comunitárias que visam melhorar a saúde mental na região, em articulação entre as respostas disponibilizadas pela Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) e os projetos e serviços já desenvolvidos em cada concelho.

Compartilhe este artigo: