Embaixadores do MACE querem aproximar população da arte contemporânea

Joana Sequeira, Tiago Candeias e Catarina Carvão são, desde o mês passado, os jovens embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), depois de terem vencido o concurso, lançada pela Câmara Municipal, que procurava jovens que se destacassem na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

Estudante de História e Arqueologia, na Universidade de Évora, Joana Sequeira revela aquilo que, na prática, é ser um embaixador do museu: “é trazer uma dinâmica para o museu, e para a própria cidade, um bocadinho diferente daquilo a que estamos habituado”. “O nosso papel é dinamizar e dar a nossa perspetiva como jovens e como pessoas que nos estamos a formar na área da arte”, adianta, assegurando que, através das redes sociais, sobretudo, têm procurado promover as obras da coleção de António Cachola.

Para Tiago Candeias, licenciado em Património Cultural e Arqueologia e mestre em História e Património, os três têm um papel importante de mediação a desempenhar, para que as pessoas possam tentem compreender a arte contemporânea. Tiago Candeias, para além de jovem embaixador do MACE, foi também recentemente eleito embaixador Património Cultural Europeu, neste que é, precisamente, o Ano Europeu da Juventude. A ideia, assegura, vem muito no seguimento daquilo que também já se está a fazer com o museu de Elvas, mas com um relevo internacional.

Já Catarina Carvão, mestre em Conservação e Restauro, explica que, para si, ser jovem embaixadora do MACE é “muito importante”, por um lado, por ser apaixonada por arte contemporânea, e, por outro, por poder divulgar o MACE. “Esta coleção é tão boa e tão rica, e traz tanto de bom para Elvas, que eu acho bastante importante o nosso papel de a divulgar e de fazer novos projetos, que a promovam, tanto a nível local, como nacional”, diz ainda. Consciencializar mais as pessoas para aquilo que é a arte contemporânea, garante ainda Catarina Carvão, é um dos pressupostos deste projeto dos embaixadores.

A entrevista na íntegra para ouvir no podcast abaixo: