Ministro Educação:”IPP tem grande dinamismo e contribui para desenvolver a região”

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, visitou Elvas esta sexta-feira, 19 de Julho.

A futura residência universitária da Escola Superior de Biociências que se encontra em fase final de obra, devendo ser inaugurada em setembro; o antigo ciclo de Santa Luzia que irá albergar as novas instalações dos cursos da antiga Escola Agrária de Elvas e o centro veterinário; e o Quartel do Trem, na Avenida 14 de janeiro, onde se encontra a sede da Escola Superior de Biociências, em Elvas, foram os locais visitados por Fernando Alexandre.

O Ministro dedicou o dia a conhecer o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tendo começado por Elvas e pelo INOV Plant Protect, passando depois pela Rua Mouzinho de Albuquerque (residência), Bairro de Santa Luzia (futuras expansão da escola) e zona alta da cidade (atual sede).

De Elvas, o Ministro da Educação rumou a Portalegre para conhecer as instalações do IPP.

Em declarações à nossa reportagem, Fernando Alexandre, disse que “confirmou a ideia que já tinha que o IPP é uma instituição de grande dinamismo e que tem contribuído muito para o desenvolvimento desta região”. A propósito da futura residência de Estudantes, o ministro referiu que “são projetos muito importantes, para o alojamento de estudantes e dessa forma garantir que os estudantes tenham as condições para se estabelecer em Elvas e para que tenham uma melhor integração na comunidade académica. Não é uma questão só de custos, mas também para criar uma identidade, uma cultura e assim contribuir também a melhor integração dos alunos na Escola. Ajuda a atrair e reter talento para a região. O que estamos a ver em Elvas é uma dinâmica de colaboração entre o Politécnico, a Autarquia, a CCDR e as agências nacionais. Em Elvas, há um excelente exemplo no  INOV PLANT que atrai doutorados nacionais  e estrangeiros são quadro de investigação que são chave para o desenvolvimento”.

Rondão Almeida disse no final da visita que “a residência está pronta e irá ser inaugurada no final do verão. Ficamos com quase 150 camas, uma oferta muito importante para que não haja alunos a desistir de vir estudar para Elvas”.

Acompanharam a visita de Fernando Alexandre, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures; o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva e o presidente do Município de Elvas, Rondão Almeida, bem como quase todos os vereadores do município.