Monsenhor Joaquim Alves Brás, é o Fundador da Obra de Santa Zita fundada em 1931 na diocese da Guarda, em 1933 fundou o Instituto Secular das Cooperadoras da Família que são leigas consagradas seculares para darem respostas, trabalhando na OSZ dando resposta a uma classe social desprotegida na época que eram a empregadas domésticas, tendo como objetivo a evangelização da família.
O Fundador, o Padre Brás, foi ordenado a 19/7/1925, fazendo hoje 99 anos da sua ordenação sacerdotal.
A OSZ e as Cooperadoras da Famílias, sendo estas que estão a dinamizar e orientar uma atividade social na área da infância aqui na cidade Elvas desde 1957 (estamos espalhadas várias cidades do país e estrangeiro) amanhã assim como em as localidades que estamos implantadas iremos iniciar o Jubileu da Ordenação do Padre Joaquim Alves Brás que durará até 19/7/2025 que tem o seu ponto alto numa peregrinação em Fátima cujo o tem para este Jubileu é “ Peregrinos da esperança”.
Hoje, sexta-feira pelas 17h na avenida da Piedade,11, na entrada da instituição iremos dar início a este Jubileu que consta de ser colocado uma “lona” na parede para celebrar este evento, onde conta as datas significativas das celebrações deste Jubileu e uma frase do Fundador. Estará a orientar o Reverendo Padre Ricardo Lameira.
No dia 21 de julho temos na celebração da Eucaristia das 11.30h na igreja de Santa Luzia, tendo dois momentos celebrativos:
1 – Ação de graças pelas crianças finalistas que terminam na instituição uma etapa.
2 – Homenagem do Fundador Padre Brás pelo dom do seu sacerdócio.
A Eucaristia é animada pelas crianças e colaboradoras da instituição.
No final da Eucaristia no adro da igreja, cada criança recebe um balão com uma mensagem do fundador alusivo à família, sendo uma grande defensor e apostolo da mesma. Por fim vai haver uma largada de 100 balões com mensagens, significando os 100 anos da ordenação do Fundador.