Nesta sexta-feira,mais uma edição do Diário do Euro.
Já sabemos quem são os finalista deste Europeu, encontrados terça e quarta-feira passados, a Espanha e a Inglaterra, mas não sabíamos que é o arbitro.
A UEFA já anunciou que será um juiz francês.
François Letexier irá apitar a final do UEFA EURO 2024
O Comité de Arbitragem da UEFA anunciou que François Letexier, da França, será o árbitro da final do UEFA EURO 2024 entre Espanha e Inglaterra, agendada para domingo, dia 14 de Julho, às 20h00 (de Portugal Continental), no Olympiastadion, em Berlim, na Alemanha.
O francês tem 35 anos e é árbitro internacional desde 2017, já apitou 65 jogos oficiais das provas da UEFA na sua carreira.
Na fase final deste EURO 2024, já apitou os jogos Dinamarca – Sérvia e o Croácia – Albânia da fase de grupos, tendo sido quarto árbitro no jogo inaugural Alemanha – Escócia, em Munique e ainda nos oitavos-de-final, o Espanha – Geórgia.
François Letexier será acompanhado na final de domingo pelos assistentes franceses Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni, enquanto Szymon Marciniak (Polónia) será o quarto árbitro.
O VAR será também Jérôme Brisard, de França, auxiliado por Willy Delajod (França). Tomasz Listkiewicz (Polónia) completa a equipa de arbitragem como assistente suplente.
Falamos agora do estádio da final. É o Olympiastadion, em Berlim.
Já se jogaram neste campo cinco jogos desde 15 de junho até ao dia 14 Julho 2024 às 20 horas: Spain v England
Só já falta a final para acabar o Euro 2024, no dia 14 de julho, em Berlim. Espanha-Inglaterra. Espanha procura a quarta taça e o ingleses a primeira.
Notas breves, do lado inglês Jude Bellingham reagiu a este apuramento e deu o mérito a Watkins, que marcou o golo da vitória, evitando mais uma ida para o prolongamento: «O Ollie Watkins entrou e ganhou o jogo. Estamos muito gratos, porque eu não sei se tinha outra meia-hora em mim. Estou tão feliz por ele. Ele entrou e aproveitou a sua oportunidade. Eu não podia estar mais orgulhoso. A equipa toda está a vibrar por ele. Ele é o herói e salvou-nos.»
Já o treinador de Inglaterra Southgate disse que vieram aqui para ganhar.
Do lado espanhol, o treinador De La Fuente disse que “ estivémos a ver o jogo tanto os Países baixo como Inglaterra eram dois rivais difíceis, vamos completar o cartaz de passar por quase todas as grandes seleções e não podia ser de outra forma, à final chegam os melhores”.
Vivian, jogador da seleção espanhola, falou pelo lado espanhol em conferencia de imprensa e disse que “acreditamos em nós mesmos e acreditamos desde o primeiro dia “
Confira o nosso palpite para o jogo da final.
O patrocínio deste podcast é de: