Os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, do Clube de Robótica e Programação AE3Elvas, sob a coordenação do professor Bruno Monteiro, alcançaram o pódio na primeira edição da MWRC Smart Sports Competition (VinciBot), que decorreu no âmbito do Scratch Day 2024. Este evento teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no passado sábado, dia 25 de maio.
O Scratch Day é um evento mundial promovido pelo MIT Media Lab, centrado na linguagem de programação Scratch e na sua comunidade. O objetivo é divulgar o uso do Scratch e sublinhar a importância do desenvolvimento da fluência computacional e da computação criativa entre pessoas de todas as idades.
Pela primeira vez, e fruto de uma parceria com a empresa MatataStudio, os alunos de 8 e 9 anos participaram na MWRC Smart Sports Competition (VinciBot). Esta competição de desportos inteligentes inspirou o pensamento lógico, aprimorou as habilidades de codificação e fomentou o espírito de equipa, através da combinação de aprendizagem científica e tecnológica no design de robôs e controlo de programação.
Os alunos do Agrupamento nº3 de Elvas destacaram-se, alcançando todas as posições do pódio no campeonato realizado por 15 equipas nacionais, sendo que os alunos Pedro e Salvador do 4º ano, da escola de EB1/JI de Vila Boim, ganharam o primeiro lugar, seguidos pelas colegas Maria e Leonor, do 3º ano da escola da EB1/JI da Terrugem, que alcançaram o segundo lugar, e as alunas Matilde e Leonor, do 3º ano de Vila Boim, atingiram o terceiro lugar.
Os alunos que conquistaram o primeiro lugar irão participar na prova final do MWRC Smart Sports Competition (VinciBot) que irá decorrer em Pequim, na China.