Estudantes de medicina fazem rastreios em Viana do Alentejo

Dezoito estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa vão estar no concelho de Viana do Alentejo, entre os próximos dias 11 a 14 (de sábado a terça-feira), no âmbito da iniciativa Med On Tour | Rastreio AEFML, organizada anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), com o apoio da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e do Município de Viana do Alentejo.

A iniciativa pretende sensibilizar as populações para um estilo de vida saudável através da realização de um conjunto de atividades. Durante quatro dias, os estudantes de medicina vão efetuar rastreios cardiovasculares gratuitos, com medição de glicémia, pressão arterial e índice de massa corporal, bem como aconselhamento sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

A ação inclui ainda sensibilização noturna sobre diversos assuntos, nomeadamente saúde sexual e reprodutiva, infeções sexualmente transmissíveis, tabaco, álcool e drogas, bem como sessões de educação para a saúde direcionadas para o público mais jovem, junto das escolas. Também vão ser realizadas ações de formação em lares, para a promoção do envelhecimento ativo da população.

Os horários destas ações na Praça Municipal são: no sábado, das 15.30 às 19 horas; no domingo, das 10 às 13 horas; e na segunda-feira, das 16 às 19 horas.