O quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas está a ser alvo de um conjunto de obras de requalificação, não só ao nível interior, mas também exterior.
Recordando que o quartel tem já mais de 30 anos, Amadeu Martins, presidente da direção da Associação, revela que “já foi feito um novo balneário, com o apoio do município, ficando a faltar apenas os armários”. O objetivo é também “fazer uma sala de convívio para os bombeiros, que faz muita falta à Associação, e apesar de já existir uma sala é pouco digna”, adianta. Este é um projeto que já foi aprovado pelo município e deve ter início brevemente.
Depois da conclusão dessa sala pretende-se também requalificar a central telefónica, que já não tem condições necessárias e também mudá-la para o piso térreo. “A remodelação da central telefónica é muito urgente, porque já não tem as condições necessárias, e passará para o piso térreo, assim como a secretaria, que ficarão localizadas na atual sala do bombeiros”, adianta Amadeu Martins.
Para além destas obras, o quartel vai ficar munido de “painéis solares fotovoltaicos, de forma a “reduzir, em cerca e 50%, a fatura mensal de eletricidade”. Também os portões da garagem das viaturas, no interior do quartel vão ser remodelados.
Todas estas obras, garante Amadeu Martins, “só são possíveis através do apoio do município e, no caso dos painéis solares, houve uma empresa de Elvas que praticamente ofereceu estes painéis aos Bombeiros”; já no que diz respeito aos portões, a Associação também obteve “um preço especial”, por parte de uma empresa, de fora do concelho.