O Município de Vila Viçosa inaugurou na tarde desta quarta-feira, dia 15 de maio, um memorial de homenagem aos soldados ingleses da Guerra Peninsular, no Largo Gago Coutinho.
Antes da cerimónia foi apresentada a obra “Os Três Cemitérios dos Ingleses em Vila Viçosa”, da autoria de Tiago Salgueiro e Manuel Pinheiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estiveram em Vila Viçosa representantes dos Batalhões ingleses, escoceses e irlandeses, presentes no nosso País no início do século XIX, que em conjunto com os militares portugueses, nomeadamente o representante do Estado Maior do Exército, o comandante do Regimento de Cavalaria de Estremoz e o diretor do Museu Militar de Elvas, fizeram o percurso desde a Câmara Municipal até ao local da cerimónia, acompanhados pela Banda Filarmónica Calipolense.
Inácio Esperança disse à Rádio Elvas que a cerimónia tem três objetivos: “o primeiro é dar a conhecer a história a todos os calipolenses, pois 90% não conheciam esta faceta da história”. O segundo objetivo “foi a investigação da presença dos ingleses em Vila Viçosa, sendo este o maior cemitério, onde estão sepultados militares ingleses, franceses, espanhóis e portugueses. Havia aqui não dois, mas três hospitais de sangue, onde vinham a ser tratados os feridos e os doentes. Honramos aqueles que nos ajudaram em momentos difíceis”.
O terceiro objetivo, conclui o autarca calipolense, “é atrair turistas, potenciar as visitas ao Cemitério dos Ingleses em Elvas e incluir também este local e Vila Viçosa no roteiro turístico, em especial dos turistas ingleses e dos descendentes dos que aqui estão sepultados”.
O monumento é um obelisco em pedra mármore doado pela empresa António Galego e Filhos e Tiago Anselmo, o artista que desenhou a obra.
Em Vila Viçosa, existiram três cemitérios, onde foram sepultados vários militares ingleses que se deslocaram até àquela localidade, oriundos da Batalha de Albuera e da Batalha de Talavera. Estes três locais de sepultamento das tropas estão agora devidamente identificados.