Uma recriação histórica tem lugar este fim de semana, dias 11 e 12 de maio, no Castelo de Ouguela.
A iniciativa surge no âmbito do Projeto “Raia Viva – Castelos e Fortalezas de Fronteira do Alentejo”, organizado pela Cooperativa Cultural Historicalia, com o objetivo de “promover a história e o património histórico das localidades da raia alentejana, com várias atividades, que se centram em dois períodos históricos: a guerra da Restauração 1640-1665 e a crise dinástica de 1383-1385 que facultou a ascensão de D. João Mestre de Avis como Rei de Portugal, como revela Mário Rebelo, do departamento de marketing da Historicalia.
Esta recriação histórica, em Ouguela incide na crise dinástica entre 1383 e 1385, pelo que haverá “vários acampamentos com tendas dedicadas a equipamentos de cavaleiros, das milícias concelhias, da escrita medieval e outra mais orientada para os mais novos, com montagem de uma torre de um castelo medieval, bem como espaço com jogos didáticos”.
Ainda no sábado, dia 11 de maio, para além de “animação de rua, há concerto de música medieval, pelas 21.30 horas, na Igreja de Ouguela”, acrescenta Mário Rebelo.
O responsável de Marketing da Historicalia adianta ainda que, ao contrário de outros eventos do género, não haverá zona de comércio. “Todas as atividades são gratuitas para criar um ambiente de festa e para que as pessoas possam interagir diretamente com a história, no entanto não haverá zona comercial, nem zona de comes e bebes”.
Para além de Ouguela, explica Mário Rebelo, este tipo de recriação histórica “vai passar também por outros locais da região, nomeadamente em Beja, no final de junho; em outubro e novembro por Arronches, Alandroal e Barrancos”.
Ouguela que é palco este fim de semana de uma recriação Histórica, com entrada gratuita. A iniciativa tem início no sábado, pelas 15 horas e termina às 20 horas; já no domingo decorre entre as 12 e as 19 horas.
Pode conhecer mais sobre este projeto AQUI.