Arronches retomou Romaria do Rei Santo

A Ermida do Rei Santo voltou a receber, no passado domingo, dia 1, a romaria que se realiza duas semanas após o domingo de Páscoa, reunindo centenas de peregrinos que se deslocaram até àquele local para um dia de festa em contexto rural.

O Município de Arronches voltou a organizar, com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, a habitual caminhada que partiu de Assunção (em Arronches), Esperança e Mosteiros, verificando-se muita participação das respetivas populações, felizes por poder voltar a desfrutar desta festa, à qual também aderiu um grupo de participantes espanhóis, maioritariamente vindos da localidade de La Codosera.

Além destas caminhadas, o dia ficou igualmente marcado pelo passeio de carroças ou, em alguns casos, apenas a cavalo, promovido pela recém-criada Associação Cultural e Recreativa “Os Romeiros de Esperança”, que abrilhantou ainda mais esta data especial, na qual participou também o Grupo de Pedrinhas de Arronches, animando os presentes com as suas melodias.

A Câmara Municipal de Arronches ofereceu aos presentes o porco assado no espeto, acompanhado de bebidas, serviu para repor as energias gastas no percurso. Para o dia ficar completo, durante o período da tarde, realizou-se a eucaristia, seguida de procissão, desta feita celebrada pelo pároco Rui Lourenço.

De realçar o empenho das instituições que colaboraram com a autarquia, como é o caso dos Bombeiros Voluntários de Arronches, da Guarda Nacional Republicana, que garantiram a segurança de todos os participantes e ainda da Associação Desportiva e Cultural de Esperança, que fez a gestão do bar existente no recinto.