Skip to content

Já partiu a Romaria a Cavalo que liga Moita a Viana do Alentejo (c/fotos)

A tradição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo volta a cumprir-se.

Este ano, já na sua 22ª edição, a romaria teve a sua a habitual partida da Moita, nesta terça-feira, estando a chegada prevista a Viana do Alentejo no sábado, dia 27 de abril, embora a festa termine apenas no domingo.

No momento da partida, Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, referiu à Rádio ELVAS que o que se pretende com a continuação deste evento “é acima de tudo manter a cultura, os laços que ligam as pessoas da Moita e manter o espírito da romaria, a fé, a entrega, a camaradagem, a introspeção interior que cada um faz durante a viagem. Passar por aquelas terras e dar a conhecer a Moita e Viana do Alentejo, o que para ambos os concelhos é muito importante”.

“Este ano temos algo especial, a Romaria tem mais um dia para garantir todo o conforto, tanto das pessoas que participam no evento, como do cavalos, para termos a certeza que chegam lá (a Viana) com toda a segurança”, sublinhou o autarca da Moita.

Pela primeira vez o município da Moita recebeu os romeiros no dia anterior à saída, com uma festa onde a música, artesanato, a confeitaria local e tradicional não faltaram, para encorajar e dar ânimo para os 150 quilómetros que os romeiros têm pela frente.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, referiu que esta é “sempre uma partida emocionante. Houve uma mudança de local, na Moita, o que deu oportunidade de estar muito mais pessoas a assistir à partida. Temos ainda uma coisa que nunca tínhamos tido, são mais de 400 inscrições à partida, coisa que não é normal. Ultrapassou todos os anos anteriores”.

O evento é apadrinhado pelo antigo futebolista Diamantino Miranda, convidado do Município da Moita, e pelo fadista Nuno da Câmara Pereira, convidado do Município de Viana do Alentejo.

Na partida da Romaria só estava presente Diamantino Miranda, que se mostrou feliz, dizendo à nossa reportagem “que foi com algum orgulho e muito gosto” que recebeu o convite da Câmara Municipal da Moita, “como munícipe à semelhança de outros convites para outros eventos”. “É a primeira vez que participo nesta romaria, já me tinham falado que era um dos melhores eventos a seguir às festas da Moita, estava curioso e surgiu esta oportunidade agora e estou a adorar, pelo menos esta primeira parte da Moita até ao Pinhal Novo”.

Neste momento, os mais de 400 romeiros estão a caminho do Poceirão, local onde pernoitam. Viana do Alentejo é o ponto de chegada, no sábado, a partir das 17 horas, com o acolhimento no Largo de São Luís, sob o olhar de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Nossa Senhora D’Aires.

Compartilhe este artigo: