Skip to content

Câmara de Vila Viçosa realiza intervenções na Igreja da Lapa

Foto: município Vila Viçosa

A Igreja da Lapa é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos de Vila Viçosa, tendo sido o último templo a ser construído na vila, com início das obras em 1756, no reinado de D. José I.

Há vários anos que existem problemas estruturais a nível da cobertura, tendo o Município já formalizado um protocolo com a Irmandade da Lapa (proprietária da igreja e do espaço envolvente) e contribuído para a conceção do levantamento topográfico, fundamental para um futuro projeto que está em análise, essencial para uma futura candidatura.

Recentemente, a estrutura provisória de proteção da zona do altar-mor, devido a intempéries recentes, foi removida pela força do vento. Em consonância com a Irmandade da Lapa, o Município encetou esforços para a colocação de uma nova proteção provisória mais resistente, de modo a proteger a entrada de água da chuva.

Neste sentido, o município está a tentar encontrar uma solução definitiva, de modo faseado, que permita num primeiro momento a reparação da cobertura, que se encontra, como comprovam as imagens, em avançado estado de degradação.

É objetivo zelar e proteger o património calipolense, sempre em estreita colaboração com as tutelas, de modo a encontrar soluções para os problemas e no âmbito da estratégia definida no âmbito da candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Compartilhe este artigo: