No concelho de Ponte de Sor, os prejuízos causados pela intempérie de 13 de dezembro do ano passado, rondaram 1,4 milhões mil euros, com o município a receber 826 mil euros do Estado.
Entretanto, segundo revela o presidente da Câmara, Hugo Hilário, foram já executados cerca de 50%, ou seja 750 mil euros, entre outros, no acesso provisório à aldeia de Foros do Mocho (300 mil euros) e na reparação de vários caminhos e equipamentos na zona ribeirinha (250 mil euros).
Ainda assim, lembra Hugo Hilário, a par destes 1,4 milhões, cuja responsabilidade de reparação é do município, Ponte de Sor teve ainda cerca de 1,3 milhões de prejuízos “por outros danos causados”.
Neste momento, “falta a reparação de seis pontões e a cobertura do cineteatro municipal, o que perfaz cerca de 750 mil euros”.
O financiamento de todas as obras, explica ainda o autarca, têm que estar contempladas nas grandes opções do plano do município, somando-se parte destas verbas ao orçamento de 2023 e outra parte ao de 2024.
O concelho de Ponte de Sor foi o terceiro mais afetado pela intempérie no distrito, ao nível de equipamentos e infraestruturas municipais.