Está previsto que a nova residência de Estudantes, em Elvas, localizada no antigo Lagar dos Lopes, esteja concluída no final de janeiro.
A informação é avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida: “a obra vai ser concluída, previsivelmente, até final de janeiro”
Contudo, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, lamenta o facto de 40% do investimento nesta empreitada ter sido suportado pelo município. “Esta é uma obra que eu tive algumas dificuldades em aceitar que fosse o poder local a assumir, porque falamos de uma obra de quatro milhões de euros, com um apoio de 60%, o que significa que a Câmara Municipal paga 40% da empreitada, sempre disse que esta obra deveria ser da responsabilidade do Estado, refere o presidente.
Neste momento, a Câmara está a tentar que “a taxa de financiamento possa passar para 85%, para tentar recuperar um milhão e 200 mil euros”. Mas, para isso acontecer, esclarece Rondão Almeida, “é necessário aguardar o final do quadro comunitário 2020 para ver se há saldo, para que a Câmara possa ser ressarcida desse valor”, considerando que foi “um investimento de alto risco”.
O município está ainda responsável por colocar o mobiliário nesta residência, que só servirá os alunos no próximo ano letivo.