Fotografar um avião em voo, um carro em movimento ou uma pessoa em um salto pode ser difícil no início. Para isso, é necessário praticar constantemente. E para praticar corretamente, recomendamos que você leia nossas dicas simples. Isso ajudará você a se familiarizar com o mundo das fotos dinâmicas e aprender a fazer imagens interessantes. No artigo, você encontrará respostas para perguntas sobre essa sessão de fotos e conhecerá exemplos práticos.
Dica 1 – escolha da velocidade do obturador
Para produzir imagens em movimento dinâmicas e pulsantes, é essencial efetuar uma escolha precisa da velocidade do obturador. Se o propósito é capturar objetos em rápida movimentação, selecione valores de exposição mais elevados, como 1/500 segundo ou acima. Isso assegurará a nitidez da imagem, preservando integralmente os detalhes do objeto em movimento.
No caso de almejar criar um efeito de movimento, prolongue o tempo do obturador para gerar um desfoque no plano de fundo, destacando de forma expressiva a dinâmica do momento.
Dica 2 – trabalhe com a abertura
A seleção da abertura apropriada também é de grande importância. Opte por valores de abertura maiores (números f menores) para concentrar ao máximo no objeto em movimento, mesmo em altas velocidades do obturador. Se a intenção for obter um efeito de fundo desfocado, escolha valores menores de abertura (números f maiores) para destacar o objeto principal e criar um belo e feito de desfoque no plano de fundo.
A manipulação cuidadosa da abertura não apenas influencia a nitidez do objeto em movimento, mas também contribui para a estética geral da imagem, permitindo um controle preciso sobre os elementos de foco e desfoque na composição.
Dica 3 – regras de composição
Outro aspeto fundamental é a atenção à composição da imagem. Para tornar o enquadramento cativante, leve em consideração a direção do movimento do objeto. Ao deixar espaço livre à frente do objeto em movimento, você proporciona a sensação de movimento para frente, conferindo dinamismo à cena.
Experimente também com diagonais e linhas dinâmicas, pois isso realça a direção do movimento, adicionando um a sensação de energia à fotografia. A composição cuidadosa desempenha um papel vital na criação de imagens impactantes em situações de movimento, permitindo que o espetador se envolva de maneira mais expressiva na narrativa visual.
Dica 4 – pós-processamento e adição de efeitos
Após capturar uma imagem em movimento, dedicar cuidados a atenção ao pós-processamento é essencial para realçar plenamente a dinâmica do momento. Efeitos de movimento, tais como “rastro” ou “desfoque”, revelam-se altamente eficaz e sem fortalecer a perceção visual do movimento nas suas fotografias.
Por exemplo, o efeito de “rastro” cria a impressão de que o objeto deixou um rastro de luz no fundo. Isso é especialmente útil ao fotografar objeto sem movimento durante a noite ou com longas exposições. Esse efeito não apenas adiciona dinamismo à imagem, mas também uma sensação de mistério.
O efeito de “desfoque” também pode ser aplicado para intensificar a sensação de movimento. O fundo desfocado com um objeto fixo cria contraste, destacando o objeto principal e dando à foto um caráter emocional. Esta técnica pode ser eficaz ao fotografar eventos desportivos, fotografia de rua ou até mesmo performances de dança.
Se a modelo estragou a maquilhagem ou entornou alguma coisa em cima de si enquanto procurava uma fotografia dinâmica, o pós-processamento pode facilmente corrigir a situação. Não há nada com que se preocupar, pode utilizar uma aplicação para remover quaisquer manchas desnecessárias da sua fotografia em retouchme.com/pt/app-to-remove-stain.
Dica 5 – use a panorâmica
Para criar fotos dinâmicas em movimento, não se esqueça de usar a técnica de “panning”. Este método envolve seguir o objeto em movimento com a camara durante a exposição. A ideia é manter a nitidez do objeto e criar um efeito de desfoque no fundo, tornando a foto mais dinâmica.
Por exemplo, ao fotografar carros na estrada, acompanhe o carro e mantenha-o no centro do quadro, movendo a camara junto com ele. Use valores médios de exposição e abertura para alcançar o equilíbrio necessário entre o foco no objeto e o efeito de movimento.