Skip to content

Município de Elvas investe cerca de 300 mil euros na Expo São Mateus

Faltam quatro dias para o início de mais um São Mateus e as festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

Num evento organizado pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade e pela Câmara Municipal, o investimento feito, pela autarquia, desta vez, na Expo São Mateus, avança o presidente Rondão Almeida, é em torno dos 300 mil euros. “Só isto é quase o que se gastava na carpa (que se usava antes)”, assegura.

O autarca, que diz que “gosta de ouvir os elvenses”, lembra que muitos criticam a organização da Expo São Mateus: antes, porque a entrada para assistir aos espetáculos era paga e “lá estavam alguns, precisamente, porque se pagava caro e, possivelmente, alguns dos espetáculos não valiam a pena a verba que pagavam”. Agora, acrescenta, é porque “é de graça e deveria pagar-se”.

“Gostava de estar no cérebro desta meia dúzia de elvenses para ver se, algum dia, sou capaz de fazer alguma coisa a que eles digam ‘Ámen’, porque, de resto, qualquer coisa que possa fazer ou que saia da Câmara Municipal nunca sai certa”, comenta ainda.

Por outro lado, e deixando de lado as polémicas em torno do cartaz de espetáculos, Rondão Almeida garante rever-se naquilo que muitos dizem sobre a forma como a Feira de São Mateus é vivida pelos elvenses: “o que as pessoas gostam é de sentir-se naquele espaço, de ouvir a música dos Pendões, é andar por meio daquelas ruas, umas comprando peros e os espanhóis comprando loiças”. “Esta é uma grande tradição. É essa a feira de São Mateus. O resto é tudo conversa fiada”, remata.

A Feira de São Mateus e as festas em honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso já na próxima quarta-feira, com o arranque dos festejos a ser feito, como manda a tradição, pelas 18 horas, com a Procissão dos Pendões, entre a Sé, na Praça da República, e o Parque da Piedade.

Compartilhe este artigo: