Alandroal promove jogo tradicional do Alquerque através do projeto “Raízes da oralidade”

“Raízes da oralidade” é o nome financiado através do “Cultura para todos”, da CIMAC, DO Alentejo 2020, e que promove os jogos tradicionais, nomeadamente o Alquerque, que durante este fim de semana teve diversas iniciativas, pelo concelho.

O Alquerque é um jogo que se jogava “no tempo dos romanos, passando pela idade média e chegaram até ao século passado, ainda com alguma utilização pela população e, que ficaram demarcados em alguns locais do concelho de Alandroal, como junto às igrejas e Fonte das Bicas”, revela o presidente da Câmara, João Grilo.

O objetivo passa por “dar a oportunidade às novas gerações de contactarem com estas tradições e, colocar a população a jogar estes jogos e sentir que fazem parte da tradição”.

Neste momento, estão a ser desenvolvidas oficinas de criação de jogos, “em que as crianças e jovens são convidados a fazer em madeira, ou placas de barro, os jogos tradicionais e, através da dinamização cultural e interação com a população, na rua, havendo um conjunto de convidados que vestindo as vestes medievais estiveram nos principais locais da vila a convidar as pessoas a jogar”, acrescenta o presidente da Câmara de Alandroal.

João Grilo afirma que este projeto, “para além de ter tido já algumas ações este fim de semana, é objetivo que estes jogos cheguem também às escolas” para serem divulgados, junto dos mais novos, porque “estes jogos são uma importante herança cultural do concelho e devem estar associados às novas gerações”, remata.

Município de Alandroal que promoveu este fim de semana um contacto com a população mais jovem do concelho para dar a conhecer o Alquerque um jogo tradicional, no concelho.