O Campeonato Nacional de Jovens, na modalidade de xadrez, junta, desde o final da tarde de ontem, 2 de abril, e até quinta-feira, dia 6, cerca de 250 jogadores, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.
Na inauguração do evento, o vereador da Câmara de Elvas Hermenegildo Rodrigues demonstrou-se “extremamente agradado com a iniciativa, mas também pela concentração e comportamento exemplar dos jovens jogadores”. Esta é uma iniciativa, acrescenta Hermenegildo Rodrigues, que traz também muitas famílias de fora da cidade até Elvas, para acompanhar os jogadores, que vão ter oportunidade ver aquilo que a nossa cidade “tem de tão bom e tão bonito para oferecer”.
Pedro Vinagre, membro da Federação Portuguesa de Xadrez, explica que este campeonato “é a prova máxima de jovens, em termos de partidas clássicas, do calendário da federação, com uma hora e meia para cada jogador, para o jogo todo e, normalmente há entre 200 a 300 participantes, pelo que aqui a afluência foi bastante boa”.
O motivo que levou a Federação a escolher Elvas, explica Pedro Vinagre, prende-se com o facto de quererem “diversificar os locais onde decorrerem as provas do calendário nacional”, revelando que em Elvas é uma modalidade praticamente sem expressão, “porque não há clubes nem filiados, apesar de já ter havido”, sendo uma oportunidade para “motivar os jovens a jogar xadrez, porque não tenho dúvidas que há qui muitas pessoas a jogar ou já jogaram xadrez e têm bom nível para jogar em provas federativas”.
O Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez decorre até quinta-feira, 6 de abril, no Coliseu de Elvas, num total de mais de 250 jogadores em prova.