No âmbito da sua actividade política, a Direcção da Organização Regional de Portalegre do PCP realizou ontem, domingo, dia 12 de fevereiro de 2023, na Sala Polivalente de Monforte a sua X Assembleia da Organização Regional (AORPOR), sob o lema «Reforçar. Intervir. Lutar. Avançar. Por um distrito com futuro!», com o objetivo de contribuir para a análise da situação política e social e dos seus desenvolvimentos, centrada na resposta aos problemas da região e do país, nas prioridades de intervenção e reforço do Partido e na afirmação do seu projecto, suscitando um amplo envolvimento do colectivo partidário e promovendo uma confiante perspectiva de futuro.
A X AORPOR, momento alto da vida da organização regional de Portalegre, constituiu um marco importante da sua intervenção e da sua democracia interna, tendo como um dos principais objectivos eleger a nova Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) e traçar as principais linhas de trabalho e orientações para o futuro.
À nova DORPOR, que foi eleita este domingo, “incumbe a tarefa de prosseguir o caminho de organização de luta, de expressão das mais profundas aspirações dos trabalhadores e do povo, sempre ao serviço de uma nova política, patriótica e de esquerda, necessária e imprescindível ao futuro de progresso e bem-estar do distrito, do Alentejo e do país”.
A construção desse caminho, segundo é revelado em comunicado, “depende da intervenção organizada dos comunista sem unidade com os democratas e patriotas na luta organizada dos trabalhadores; na luta pela concretização de investimento público em projectos de efectiva valorização e repovoamento do nosso território, cujas necessidades estão identificadas e sobre as quais o PCP tem um vasto património de intervenção política; n defesa dos Serviços Públicos; na luta pela defesa do Poder Local Democrático, pela Regionalização e em defesa da Democracia; nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril; na luta, sempre actual, pela Reforma Agrária, em defesa da justa utilização e posse da terra; na luta pela preservação e defesa do património e dos recursos naturais e do património cultural; na defesa da Água Pública; na defesa do Movimento Associativo Popular; na ação dos reformados e pensionistas; na luta das Mulheres; na luta pela Paz e contra o fascismo e contra todas as guerras que devastam o Mundo; nas lutas da Juventude”.
Nesta Assembleia participou e interviu o Secretário-geral do PCP Paulo Raimundo na Sessão de Encerramento.
“É possível ter um Partido mais forte no distrito de Portalegre, através do reforço da organização e da intervenção sempre ao lado dos trabalhadores, por um distrito mais desenvolvido, por um país mais justo”.