Skip to content

Um pequeno guia para usar melhor a sua máquina de secar

Até algum tempo atrás, poder contar com uma máquina de secar as roupas em casa era um luxo que poucas pessoas podiam ter. Entretanto, com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível encontrar secadoras a preços acessíveis e que cumprem muito bem a função.

O uso deste aparelho pode gerar algumas dúvidas, pois não basta simplesmente colocar as roupas lá dentro e ligá-lo. Importante tomar alguns cuidados para otimizar o uso da sua máquina, evitar o desperdício de energia e não correr o risco de estragar nenhuma das suas peças de roupa. Pensando nisso, criamos um pequeno guia para te auxiliar sobre a melhor maneira de usar a sua máquina de secar. Continua a ler!

1.  Se atente às etiquetas das roupas

Todas as nossas roupas vêm com etiquetas que indicam a forma mais adequada de higienizá-las. Alguns tecidos possuem especificidades que devem ser levadas em conta na hora de escolher a temperatura, o tipo de lavagem e até mesmo o sabão que deve ser usado. Na hora de secar, não é diferente. Isso porque muitos tecidos podem ser sensíveis às altas temperaturas e podem ser danificados se as orientações não forem seguidas.

Por isso, antes de misturar diferentes tipos de roupas e tecidos na secadora, leve em conta o que as etiquetas recomendam! Quando é hora de secar, não é diferente. Isto porque muitos tecidos podem ser sensíveis a altas temperaturas e podem ser danificados se as diretrizes não forem seguidas. Assim, antes de misturar diferentes tipos de roupa e tecidos na secadora, tome em consideração o que as etiquetas recomendam!

2.  Escolha o programa correto

Embora muitos não deem a devida importância a este passo, escolher o programa correto faz toda a diferença no resultado final do processo. Alguns tecidos podem demorar mais tempo e precisam de um programa ligeiramente mais pesado para os tornar realmente secos, enquanto outros secam rapidamente e sem esforço. Mesmo a melhor máquina de secar roupa tem programas e limites que devem ser seguidos!

Além disso, pode escolher programas que facilitem a engomar a roupa (se aplicável). Escolher o programa certo ajuda-o a economizar tempo de energia e a garantir uma boa durabilidade das suas peças de vestuário.

3.  Invista na manutenção da sua secadora

Tal como todos os aparelhos, o secador também necessita de cuidados para o manter a funcionar sem problemas. É necessário limpar regularmente o filtro para evitar a acumulação de pó, fios e algodão que se solta da roupa. Também é importante manter o condensador sempre limpo, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante. Se não sabe fazer isto ou não se sente confiante, use a ajuda de um profissional.

4.  Respeite os limites do aparelho

Para que o seu secador funcione da forma correta, é importante seguir todas as recomendações de utilização. Por exemplo: sim, indica que a capacidade é de até 10kg, não tente exceder este limite, porque, além de não funcionar como deve e não garantir resultados satisfatórios, isto também pode estragar os sensores e até mesmo o equilíbrio do mesmo. Se tiver alguma dúvida, utilize sempre o manual do utilizador.

 

Compartilhe este artigo: