A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a investir, na requalificação dos sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo, num investimento de cinco milhões e 400 mil euros, do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR).
Hugo Hilário, presidente da CIMAA, explica que no que diz respeito à Barragem do Pisão, nas últimas semanas, foi assinado o contrato num financiamento de 120 milhões de euros, sendo que se está a trabalhar já o projeto de execução”, considerando esta uma questão “muito importante” no Alto Alentejo.
Um investimento, no âmbito do PDR, no valor de cinco milhões e 400 mil euros foi feito para melhorar a segurança de cinco barragens do Alto Alentejo: Montargil, Maranhão, Apartadura, Caia e Abrilongo. Hugo Hilário garante que estão praticamente “em fase conclusão, destes investimentos de reabilitação de garantia de segurança destas barragens”.
Neste momento, segundo revela Hugo Hilário, estas obras já estão em execução, apesar de ter havido alguns problemas, “tendo em conta os constrangimentos do setor da construção, e alguns concursos cujas empreitadas não foram adjudicadas pelo valor estimado, mas o PDR disse que poderíamos adaptar as candidaturas que a CIMAA teve como responsabilidade de avançar, e conseguimos que as reprogramações fossem aprovadas”.
A renovação e reabilitação dos sistemas de segurança da Barragem de Montargil e Maranhão “já estão praticamente em conclusão”, adianta ainda o presidente da CIMAA, quanto às restantes diz que “estão prestes a estar concluídas”.
Investimento de mais de cinco milhões do Plano de Desenvolvimento Rural que pretende requalificar os sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo.