Skip to content

Câmara de Montemor atribui 120 mil euros aos Bombeiros

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo celebrou novo protocolo ordinário, no passado dia 25, com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (AHBVMN), válido para o presente ano. Estiveram presentes Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e, pelos Bombeiros Voluntários, António Pinetra, presidente, Carlos Palmas, vice-presidente, e Fernando Rodrigues, tesoureiro.

Esta colaboração, entre o Município e a associação, “continua firme, já que a importância dos nossos Bombeiros é verdadeiramente indispensável para a população do concelho; sendo a Proteção Civil uma atividade de carácter permanente, e tendo a autarquia o compromisso de promover as condições indispensáveis à sua execução, há que relevar o papel fundamental da AHBVMN na proteção e socorro de pessoas e bens, mas também na prestação de atividades de cariz social às populações e diversas instituições do concelho”, refere o município.

Este protocolo, no valor global de 120 mil euros, tem um acréscimo de sete mil euros em relação ao ano anterior e visa o apoio à operacionalidade das suas funções para o ano de 2022 que, devido às escassas receitas próprias, é fundamental para que seja garantido o melhor serviço em prol da população. O protocolo inclui também o apoio à equipa de atletismo, fanfarra e equipa de manobras.

O Município montemorense suporta ainda o pagamento do seguro de acidentes pessoais dos bombeiros afetos à AHBVMN e o pagamento do seguro de responsabilidade civil contra terceiros respeitante às viaturas.

O Município pode atribuir subsídios extraordinários para fins específicos, como é exemplo a aquisição de equipamentos ou melhoria de instalações, tal como pode assegurar outro tipo de apoios, nomeadamente a cedência temporária de pessoal, apoio técnico e logístico.

Este protocolo, em termos de obrigações da AHBVMN, entre outras, contempla o auxílio no abastecimento de água a todas as populações do concelho; a prevenção, segurança e socorrismo em atividades de iniciativa da autarquia, que visem o interesse público, quer sejam de âmbito social, lúdico, cultural e desportivo; e prestar apoio contínuo ao Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança.

Compartilhe este artigo: