Bruno Paixão vence Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas

Bruno Paixão, do Beja Atlético Clube, venceu neste domingo, 2 de outubro, a 32.ª edição da Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas, completando a prova em 1:10.39 horas.

No final, o atleta, que já venceu a prova por diversas vezes, além de parabenizar a organização, recorda o tempo de pandemia, que já deu tréguas, permitindo assim o regresso destas competições. “Estamos a regressar de uma grande catástrofe, mas isso não nos impediu de continuar a trabalhar, sempre a pensar no futuro”, comenta, assegurando ter tido muitas saudades desta competição, disputada, lado a lado, com os atletas da vizinha Extremadura. Apesar de só estar agora a começar a temporada desportiva, Bruno Paixão garante sentir “muito à vontade em ritmos elevados”, tendo conseguido gerir, desde o início, “liderar o pelotão”.

Carlos Papacinza, de Odemira, que foi segundo, assegura que prova “correu bem”, depois de já ter feito o percurso contrário, entre Elvas e Badajoz. “Iniciei a época há pouco tempo, vou começar a colocar alguns quilómetros e como já tinha feito o circuito contrário, decidi completar as duas partes”, acrescenta, garantindo que a subida até ao estádio municipal de atletismo não foi tarefa fácil.

O melhor resultado entre os atletas de Elvas foi alcançado por Filipe Mota, da Associação Desportiva Ialbax.

Na competição feminina, Cláudia Batuca, da Barbaris Team, de Barbacena, foi a melhor atleta do concelho, acabando em 5º lugar da geral. Esta foi a segunda vez, no espaço de 20 anos, que participou nesta meia maratona. “É uma prova muito dura e difícil e sabia que hoje me ia custar mais, porque ontem fui a Olivença, fazer outra prova, mas gostei e o que interessa é chegar sempre ao fim”, comenta.

Ao todo, nesta Meia Maratona, participaram cerca de 160 atletas, um número considerado “fraco”, pelo vereador com o pelouro do desporto, na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues. “É pouco para aquilo que é o investimento da Câmara Municipal e temos de fazer alguma coisa para dar outra alma à Meia Maratona”, assegura. Nesse sentido, a edição do próximo ano desta prova será realizada, não em outubro, mas em abril. “Vamos procurar arranjar uma partida intermédia, para fazer dez quilómetros, para que não se encontro tão disponível, em termos físicos, para fazer 21, que possa ter uma prova intermédia e associar também aqui uma caminhada, para que possamos ter outra envolvência e outro número de participantes”, remata.

Esta Meia Maratona foi organizada pela Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundação Municipal de Desporto de Badajoz, com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.