
Borba recebe, no dia 15 de novembro, a primeira edição do Grande Prémio da Vinha e do Vinho, uma iniciativa organizada pelo Município de Borba, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Évora.
A prova vai decorrer num circuito maioritariamente urbano, delineado e condicionado nas ruas da cidade, e é aberta a atletas de ambos os sexos, federados ou não federados, de diferentes escalões etários.
O programa inclui provas destinadas aos escalões mais jovens, com distâncias entre os 1000 e os 3000 metros, e uma corrida principal de 10 quilómetros, destinada aos escalões Sub20 Masculinos, Absolutas Femininas, Seniores Masculinos e Masters. Está ainda prevista uma caminhada de cinco quilómetros, permitindo a participação de quem não esteja inscrito na vertente competitiva.
A concentração, entrega dos dorsais e partidas terão lugar junto ao Pavilhão de Eventos de Borba. As primeiras provas têm início marcado apartir das 08h40, seguindo-se a corrida principal, às 09h30, e a caminhada, às 9h35.
As inscrições são gratuitas e estão limitadas a 400 participantes, devendo ser realizadas até ao final do dia 10 de novembro, através da plataforma A Correr. Não serão aceites inscrições no próprio dia da prova.
Apesar de gratuitas para os participantes, as inscrições assumem também uma vertente solidária. Uma verba de um euro por cada inscrição realizada reverterá para a Delegação de Borba da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a apoiar os serviços gratuitos de assistência psicológica, social e terapêutica prestados a doentes oncológicos e cuidadores da região.
Todos os atletas inscritos que concluam as respetivas provas recebem uma medalha de participação, estando ainda prevista a entrega de uma garrafa de água e de uma peça de fruta. A inscrição inclui também seguro desportivo, dorsal, abastecimento final de sólidos e líquidos e uma t-shirt técnica.
Na competição estão previstos prémios monetários para os três primeiros classificados da geral masculina e feminina, dos diferentes escalões e para a equipa mais numerosa. Na geral masculina e feminina, os prémios são de 100 euros para o primeiro classificado, 50 euros para o segundo e 25 euros para o terceiro.
O tempo limite para concluir a prova de 10 quilómetros e a caminhada é de 100 minutos. Durante a realização das provas a organização procurará, em articulação com as autoridades locais, condicionar o trânsito no percurso.
O regulamento e inscrições disponíveis no site A Correr.















