O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Destacamento Territorial de Portalegre, associa-se no próximo dia 1 de junho às comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pelo Município de Fronteira, em Cabeço de Vide.
A iniciativa decorre nas Termas da Sulfúrea, entre as 09h00 e as 12h00, e contará com diversas atividades dirigidas às crianças, numa manhã dedicada à sensibilização, aprendizagem e diversão.
No âmbito desta ação, a GNR irá realizar uma demonstração de meios e dinamizar um circuito de Prevenção Rodoviária, promovendo junto dos mais novos comportamentos seguros, regras de cidadania e boas práticas no espaço público.
A atividade pretende proporcionar momentos educativos e lúdicos, reforçando a importância da segurança rodoviária desde a infância.
O concelho de Monforte está a reviver o espírito da antiga MonforFeira através do evento “Remember MonforFeira”, uma iniciativa realizada este fim de semana de maio na zona desportiva e na sala polivalente da vila. O presidente da Câmara Municipal, Miguel Rasquinho, destacou que o certame, organizado em parceria com os Forcados, a Associação Tauromáquica e a Junta de Freguesia, visa recuperar a dinâmica do início dos anos 2.000 para atrair visitantes e impulsionar a economia local.
O autarca sublinhou o papel do evento na coesão social, afirmando que “nem só de pão vive o homem, concretizamos obra, concretizamos financiamentos, concretizamos candidaturas, ainda hoje conseguimos submeter mais uma candidatura para a requalificação do Centro Cultural em Vaiamonte, mas Monforte precisa de muito mais, precisa de dinâmica, precisa de dinamismo, precisa de motivação para as pessoas saírem de casa, precisa de investimento social, investimento económico, que as nossas empresas, que as nossas entidades vendam, e é isso que estamos aqui a fazer hoje, a inaugurar hoje este Remember MonforFeira”.
Miguel Rasquinho explicou que a escolha do local permite acolher os espetáculos, as largadas e as tasquinhas das associações e IPSS num espaço amplo e com estacionamento, o que “não está no centro da vila, permite também algum descanso aos moradores, mas permite que toda a gente se divirta de uma forma aberta”.
O grande propósito deste regresso ao passado faz-se com o foco no futuro e no reforço dos laços comunitários através do convívio presencial. O líder do município realçou o aumento do investimento e do envolvimento direto da autarquia na organização da festa e da corrida de toiros, justificando que este formato abrangente é essencial para o sucesso do projeto.
O presidente da Câmara Municipal defendeu a importância de combater o isolamento social, referindo que o seu objetivo principal é “trazer muita gente a Monforte, trazer visitantes, dar a conhecer o nosso concelho, mas também aquilo que eu quero fazer, eu repito esta frase inúmeras vezes, que é tirar as pessoas de casa, as pessoas em Monforte precisam de sair, precisam de conviver, em Monforte e não só”. Miguel Rasquinho reforçou que a comunidade precisa de “deixar de estar agarrados aos telemóveis, agarrados à televisão, sentados no sofá, precisamos de conviver, de falar, de nos vermos, porque às vezes passamos meses sem nos encontrarmos uns aos outros”.
Para o autarca, a ambição é clara: consolidar o “Remember MonforFeira” como um evento de referência que marque de forma definitiva o roteiro do panorama distrital e regional neste período do ano.
O evento arrancou, durante a tarde, com um colóquio sobre a importância da tauromaquia no concelho de Monforte (ver aqui).
A Feira Escolar de Elvas teve início esta tarde de sexta-feira, 29 de maio, no Jardim Municipal, num evento que assinala a sua 34.ª edição como um momento alto do calendário local, reunindo atividades que mostram o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano e promovendo o convívio entre crianças, professores e famílias.
O presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, destaca o empenho conjunto para a realização do certame, afirmando que “as crianças, conjuntamente com os seus animadores, levaram um ano inteiro a trabalhar e, por outro lado, também, em parte desse ano, andaram preocupados em fazer trabalhos para mostrar aqui nesta feira escolar, por isso, é um dos objetivos da Câmara Municipal, é lembrar-se das crianças e dar essa satisfação, não só às crianças, como também aos encarregados da educação e, nesses casos, aos seus pais”. O autarca fez questão de deixar “uma palavra de agradecimento a todas as diretores dos agrupamentos, a todo o pessoal docente, ao pessoal não docente, uma vez que isto não se faz único e exclusivamente com a boa vontade da Câmara, pelo contrário, os grandes obreiros desta feira são precisamente os agrupamentos escolares”, elogiando ainda a presença de associações do concelho e das forças de segurança, como a PSP e a GNR, que aproveitam o espaço para ações de sensibilização junto dos jovens.
Para além da celebração comunitária, o certame serve de pano de fundo para projetar o futuro do ensino no concelho, que se prepara para receber uma forte componente de requalificação das suas infraestruturas, segundo o autarca. Rondão Almeida realçou o esforço municipal contínuo na manutenção e atualização das condições letivas, anunciando intervenções profundas e de grande escala nos estabelecimentos de ensino locais.
O presidente do município explicou que “o grande objetivo deste ano é olhar para esse parque escolar que é bastante grande, algum desses elementos do parque escolar que já foram feitos no decorrer dos meus primeiros mandatos, lembro-me da escola da Boa Fé, da escola de Vila Boim, em que vão ser intervencionadas com um investimento superior a 6 milhões de euros, mas, por outro lado, mais uma vez, vamos ter que intervir naquilo que são as escolas dos anos 50, designadas por escolas do primeiro ciclo, tendo em atenção o estado também avançado de degradação, que vão estando, e muito especialmente, principalmente naquilo que diz respeito à caixilharia, carpintaria, ou seja, tudo o que tem a ver com a própria climatização desses edifícios, de maneira que é, de facto, um grande investimento que a Câmara tem pela frente”.
O autarca concluiu reforçando que o município tem as obras lançadas em concurso, defendendo que para “existir qualidade de ensino é obrigatório ter um bom parque escolar, um bom corpo docente e alunos que deem alma” a todo este ecossistema.
Já decorre, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, no concelho de Elvas, a décima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria, certame que conta com a participação de quase duas dezenas de expositores.
No evento, promovido pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, é possível encontrar todo o tipo de artesanato — desde velas e acessórios a peças de roupa — bem como doces e salgados, que prometem, até domingo, 31 de maio, fazer as delícias dos visitantes.
O certame abriu portas na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, com um momento de animação musical protagonizado pelo Grupo Cantadores da Planície. Pelas 22h00, sobe ao palco Ricardo José.
Amanhã, sábado, dia 30, a animação prossegue com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem às 17h00, do Grupo Sol Nascente às 21h00, terminando a noite com o espetáculo musical de Xana Carvalho às 23h00. Já no domingo, dia 31, o encerramento do certame será feito ao som das Roncas d’Elvas, pelas 16h00.
As crianças vão poder desfrutar de insufláveis ao longo de todo o fim de semana.
No âmbito das Comemorações do Dia da Criança, que terão lugar no Jardim da Avenida da Liberdade, no próximo dia 1 de junho (segunda-feira), a Câmara Municipal de Portalegre informa que haverá alterações à circulação rodoviária.
Para assegurar que as atividades decorrem em total segurança, será necessário proceder ao corte de trânsito e proibição de estacionamento entre as 7h00 e as 14h30, Avenida da Liberdade Ocidental (Rua da PT), no troço compreendido entre o cruzamento da Avenida Movimento das Forças Armadas e o cruzamento com a Rua Alexandre Herculano.
Como alternativa, aconselha-se a circulação pela Avenida Movimento das Forças Armadas, Rotunda do Navio, Rua Alexandre Herculano.
A sala polivalente de Monforte recebeu um colóquio de abertura da iniciativa “Remember Monforfeira” dedicado às perspetivas da tauromaquia enquanto atividade económica, social e cultural no concelho de Monforte
Um dos oradores foi Paulo Caetano, que defendeu a forte relevância do setor para a economia local. Segundo o interveniente, a atividade tauromáquica representa “uma importância enorme”, envolvendo “mais de 10 milhões de euros e criando impacto direto em várias áreas ligadas aos cavaleiros, ganadeiros, forcados e empresários tauromáquicos responsáveis pela organização de eventos”.
Paulo Caetano destacou ainda que “mais de uma centena de pessoas trabalham direta ou indiretamente neste universo no concelho”, considerando que, sem tauromaquia, Monforte perderia uma parte significativa da sua dinâmica económica e também da sua vida social.
Na vertente cultural, o orador sublinhou que a tauromaquia está implantada há muitas gerações em Monforte, fazendo parte da identidade e das tradições locais. Durante a intervenção, recordou também a longa ligação histórica do toureio à civilização mediterrânica, referindo que a prática remonta há mais de dois mil anos, com referências já na Grécia Antiga e posteriormente na Península Ibérica durante o período romano.
Segundo Paulo Caetano, ao longo da História houve igualmente momentos em que cristãos e muçulmanos assinalavam tratados de paz através da realização de corridas de touros.
“A arte aproxima o homem da perfeição”, afirmou o orador que destacou também a importância da criação de gado bravo, considerando tratar-se de uma das formas de produção pecuária mais sustentáveis existentes. Referiu que o touro bravo é criado em campo aberto e em condições de liberdade, permitindo um modelo de exploração extensiva que, na sua perspetiva, constitui um exemplo de sustentabilidade agrícola e de preservação do meio rural.
O Instituto para o Ensino Superior (anterior DGES) aprovou um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Bioenergias e Gases Renováveis. Este curso constitui uma evolução e atualização do CTeSP de Bioenergias já presente na oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre).
A aprovação do CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis acontece num momento em que a situação geopolítica mundial, em especial no que diz respeito ao acesso às fontes de energias fósseis, vem reforçar a premência do apelo para a transição energética e a imprescindibilidade da construção da independência e autonomia energéticas no país e na UE.
Com efeito, as metas a que Portugal e a União Europeia se autoimpuseram para 2030 e 2050 para o combate as alterações climáticas, por exemplo, no Plano Nacional para o Biometano, na Estratégia Nacional para o Hidrogénio e nos Plano Ecológico Europeu e Repower EU, implicam a formação acelerada de quadros para assegurar o funcionamento de instalações de geração de energias renováveis, em particular, a conversão de biomassas residuais da agricultura, pecuária e agroindústria em biogás, biometano, hidrogénio verde e outros combustíveis e produtos renováveis.
O CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis vem precisamente colmatar esta necessidade através de uma formação de nível 5 que inclui, para além das disciplinas básicas e complementares, unidades curriculares com forte pendor prático, tais como, Energia Eólica e Hídrica; Energias Solar Térmica e Fotovoltaica; Pellets, Gasificação e Pirólise de Biomassas; Produção e Aplicações do Hidrogénio; Análise de Biomassas, Biocombustíveis e Águas Residuais e Biodiesel e Diesel Verde, apoiadas nas excelentes instalações laboratoriais e industriais da BioBIP (Bioenergy Business Incubator of Portalegre). A formação culmina com um estágio académico, em ambiente laboral, em empresas nacionais do setor com as quais já existem compromissos de acolhimento dos formandos.
Com esta formação, o IPPortalegre apresenta a mais completa e coerente oferta formativa na área das bioenergias que vai deste CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis, que arranca no próximo ano letivo, até ao doutoramento em Hidrogénio e Gases Renováveis, iniciado no presente ano letivo, passando pelas licenciaturas em Engenharia de Produção de Biocombustíveis e Engenharia Química e Biológica, que também arranca em 2026-2027, o mestrado em Valorização Ambiental e Produção de Energia e a pós-graduação internacional em Energias Renováveis e Ambiente (Renewable Energy and Environment).
Uma colisão entre uma viatura ligeira comercial e uma viatura ligeira de passageiros provocou, na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, dois feridos no cruzamento de Barbacena, junto ao entroncamento das estradas que ligam Elvas a Monforte e Santa Eulália/São Vicente a Vila Fernando.
O alerta foi dado cerca das 16 horas, tendo os feridos sido assistidos e transportados pelos Bombeiros Voluntários de Elvas ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas. De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, uma outra pessoa foi assistida no local.
No local estiveram duas ambulâncias, o veículo de desencarceramento e o carro de comando, num total de seis operacionais. A Guarda Nacional Republicana tomou conta da ocorrência, mobilizando quatro militares e duas viaturas. O trânsito no cruzamento esteve condicionado e o local permaneceu interdito até à remoção das viaturas envolvidas.
Recorde-se que há cerca de uma semana já se tinha registado outro acidente naquele cruzamento, também envolvendo uma colisão rodoviária.
O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, vai ser o palco do espetáculo “Peter Pan – Uma História Diferente” no dia 1 de junho, integrado nas comemorações locais do Dia Mundial da Criança.
A iniciativa, promovida pelo Município de Vila Viçosa, tem como objetivo central proporcionar um momento único, cultural e recreativo a todas as crianças do concelho.
Com esta programação, a autarquia calipolense reforça a sua aposta na dinamização do recém-renovado cineteatro, transformando-o num espaço de partilha, magia e sorrisos para os cidadãos mais jovens do município.
O Município de Estremoz vai proceder à venda, por hasta pública, dos lotes de terreno n.ºs 11, 12, 13, 14, 20 e 23, no Loteamento Municipal da Courela do Poço, em Santa Vitória do Ameixial, para construção de habitação própria permanente.
Os interessados em participar na hasta pública devem apresentar a sua candidatura até dia 26 de junho, mediante a entrega ou o envio do formulário de candidatura que constituí o anexo II das Condições Gerais do Procedimento.
A praça da Hasta Pública irá realizar-se no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, no quinto dia útil seguinte à publicação no site do Município de Estrmoz da lista definitiva dos candidatos admitidos e excluídos, iniciando-se pelas 10h30.
Os interessados devem consultar os documentos (edital, condições gerais do procedimento, plantar de localização, planta síntese, regulamento n.º1127/2023 e formulário de candidatura), disponíveis aqui.
A secção de atletismo voltou a demonstrar o seu elevado nível competitivo no último fim de semana, com participações de destaque em múltiplas frentes, alcançando recordes distritais e marcas de relevo tanto a nível nacional como regional.
O grande destaque do fim de semana vai para o atleta Luís Octávio, que representou o clube no Campeonato Nacional de Provas Combinadas (“Octatlo”), realizado em Lisboa no sábado e no domingo. Num desempenho de enorme consistência, Luís Octávio conquistou o 6.º lugar na classificação geral e estabeleceu três novos recordes distritais nas modalidades de 80 metros, 100 metros barreiras e 300 metros.
Simultaneamente, no sábado, a comitiva viajou até Elvas para disputar os Campeonatos do Alentejo em Pista. O clube fez-se representar por dois atletas do escalão Juvenil que, apesar da jovem idade, competiram com audácia no escalão de Absolutos, obtendo os seguintes resultados: João de Deus: 4.º lugar nos 200 metros e 6.º lugar no Lançamento do Dardo e Maria Veiga: 11.º lugar no Lançamento do Dardo.
Estes resultados reforçam o crescimento sustentado da secção de atletismo e o talento dos seus jovens atletas, que continuam a levar longe o nome da região e do clube.
A Casa da Cultura de Elvas acolheu, na tarde desta quinta-feira, 28 de maio, a inauguração da exposição de pintura “Entre Pincéis e Sonhos”, uma mostra coletiva que reúne trabalhos das artistas Ana Cortes, Lucília Dias, Marianne, Occilda e Piedade Maria Magessi, e que vai estar patente ao público até ao próximo dia 20 de junho.
A cerimónia contou com a presença de Sérgio Ventura, vereador da Câmara Municipal de Elvas, que, na ocasião, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados, sublinhando o talento, a dedicação e a sensibilidade artística evidenciados nas obras expostas.
O autarca agradeceu ainda o importante papel que iniciativas desta natureza desempenham junto desta faixa etária, salientando que estas atividades constituem uma forma de promover o envelhecimento ativo, estimular a criatividade e proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e realização pessoal, permitindo aos participantes manterem-se ativos e envolvidos na vida cultural da comunidade.
A exposição apresenta diferentes estilos e abordagens pictóricas, proporcionando aos visitantes uma viagem pelo universo criativo de cada artista, através de obras marcadas pela cor, imaginação e expressão individual.
“Entre Pincéis e Sonhos” pode ser visitada na Casa da Cultura, numa proposta cultural que reforça a aposta do Município de Elvas na valorização da arte e na dinamização cultural do concelho.
O Largo 25 de Abril, em São Romão, recebe entre hoje e domingo, de 29 a 31 de maio , mais uma edição da Feira da Gastronomia e Artesanato. O certame afirma-se como uma montra de excelência da identidade cultural da região, combinando a rica culinária alentejana, a criatividade dos artesãos locais e um programa de animação abrangente.
O evento, que tem entrada livre, assume-se como um ponto de encontro obrigatório para os amantes da boa mesa e das tradições. Um dos grandes destaques da programação deste ano será o momento de showcooking conduzido pelo prestigiado chef Nelson Ramos, onde os produtos endógenos e os sabores da terra serão elevados através de demonstrações culinárias ao vivo.
A par da oferta gastronómica e dos expositores de artesanato do concelho, a feira contará com uma forte componente de animação popular, incluindo concertos de música ao vivo, espetáculos variados e os tradicionais bailes que prometem preencher as noites do certame. Do programa de espetáculos destacam-se as atuações de Tanya esta sexta-feira e de Rebeca amanhã, sábado.
A Feira da Gastronomia e Artesanato de São Romão é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Ciladas, contando com o apoio institucional do Município de Vila Viçosa.
Dillaz, Wet Bed Gang e Deejay Telio são os grandes cabeças de cartaz da Queima das Fitas de Évora 2026. O evento decorre de 1 a 6 de junho no Campo de Futebol do Colégio do Espírito Santo e apresenta um programa focado na música urbana, no hip-hop e nos ritmos populares.
Segundo Henrique Beliz Rocha, vice-presidente interno AAUE“A Queima das Fitas representa o culminar de todo o percurso académico de um estudante, condensando os rituais e cerimónias que marcam a longa história da Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país.
Em Évora, a Tradição Académica ganha uma intensidade especial quando chega o momento de celebrar o final de um percurso. Para o finalista, a Queima das Fitas não é apenas uma festa — é um verdadeiro ritual de passagem, carregado de simbolismo. Representa anos de esforço, noites longas e amizades construídas ao longo da vida universitária.
Num ambiente marcado pela história e pelo peso cultural da nossa Universidade, estas celebrações unem tradição e emoção. A praxe, o traje académico, o cortejo e, claro, a Queima das Fitas traduzem um adeus simbólico à vida estudantil e a entrada num novo capítulo.
Cada momento é vivido com uma nostalgia antecipada, entre a alegria da conquista e a consciência de que algo irrepetível está prestes a terminar. É neste equilíbrio entre festa e significado que a tradição académica em Évora se afirma como uma experiência marcante e profundamente identitária”.
A organização detalhou os principais nomes que vão passar pelo palco principal:
1 de junho: Abertura tradicional com a cantora popular Rosinha na tradicional “Noite do Porco, Fado e Vinho”.
3 de junho: “Noite Mega Hits” com atuações do rapper Dillaz e do Deejay Rifox.
4 de junho: Atuações de Papillon, John Goulart e do DJ Didz.
5 de junho: Concerto dos Wet Bed Gang, acompanhados pelos sets dos DJs Perez e Pablu.
6 de junho: Encerramento oficial com Deejay Telio, Espama Trincana e Edgar Marquez.
Os bilhetes já estão disponíveis na plataforma oficial 3cket, com o passe geral a ser comercializado a partir de 50 euros.
O ponto alto das celebrações ligadas à comunidade de finalistas acontece no sábado, dia 6 de junho. O programa oficial desse dia divide-se em momentos solenes e festivos:
Bênção das Pastas: Realiza-se às 11:00 na Igreja de São Francisco, sendo uma cerimónia exclusiva para os estudantes finalistas.
Queima das Fitas e Banho: O ritual da queima simbólica e o tradicional banho decorrerão no Claustro dos Gerais do Colégio do Espírito Santo, seguindo a mesma ordem de entrada dos cursos definida para a missa.
A Câmara Municipal de Elvas, através do vice-presidente Nuno Mocinha, esteve representada, esta quinta-feira, 28 de maio, na inauguração da edição deste ano da ARCOlisboa, um dos mais relevantes certames dedicados à arte contemporânea em Portugal e no panorama ibérico.
A participação do município neste importante evento cultural acontece através do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), que se encontra representado na feira por intermédio da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), reforçando a presença da cidade no circuito nacional da arte contemporânea.
A presença institucional de Elvas na ArcoLisboa reflete a aposta contínua do Município na valorização cultural e na projeção do concelho através das artes, destacando o papel do MACE como uma referência no panorama artístico nacional.
Esta representação constitui também uma oportunidade para promover o trabalho desenvolvido em Elvas no âmbito da arte contemporânea, consolidando a cidade como um polo cultural de relevo e afirmando a sua integração em redes de cooperação e divulgação artística de dimensão nacional e internacional.
Após o sucesso nas passagens por Elvas, Portalegre e Vendas Novas, a iniciativa itinerante da DECO “Tudo a que tens direito” segue agora para o centro e norte do país, focando-se especialmente nas cidades do interior. Com o apoio da Comissão Europeia e dos municípios, este roadshow já mobilizou quase 1500 consumidores no Alentejo, onde temas como as faturas de água, eletricidade, condomínios e telecomunicações dominaram as consultas na unidade móvel.
O projeto visa aproximar os serviços de informação e apoio ao cidadão, garantindo aconselhamento gratuito e a resolução de problemas de consumo em todo o território nacional. Além do atendimento direto, a iniciativa tem tido um impacto relevante na educação de novas gerações, envolvendo alunos e professores em atividades que promovem o conhecimento sobre os direitos dos consumidores em diversas frentes do quotidiano.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova vai celebrar o Dia Mundial da Criança, na próxima segunda-feira, 1 de junho, com os alunos da Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) da Boa-Fé, em Elvas.
No âmbito desta iniciativa, com início às 10 horas, a Junta de Freguesia “irá proporcionar diversas atividades de animação e convívio destinadas às crianças, destacando-se a atuação de um DJ para animar a manhã, a oferta de gelados e águas a todos os alunos”.
No mesmo horário, faz ainda saber a Junta de Freguesia, irão decorrer atividades de âmbito desportivo, organizadas pela escola com os alunos do CTeSP de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Biociências de Elvas.
A Junta de Freguesia de Degolados promove, na manhã deste sábado, 30 de maio, mais uma edição da tradicional Caminhada da Primavera, iniciativa que alia a atividade física ao convívio entre a população.
A concentração está marcada para as 8h30, junto ao Polivalente de Degolados, local de onde partirá o percurso de cerca de dez quilómetros e onde terminará com um almoço-convívio entre os participantes.
O presidente da junta de freguesia, Florival Cirilo, explica que a caminhada realiza-se este ano mais tarde do que o habitual, devido às condições meteorológicas registadas nos últimos meses. “De facto, é a tradicional caminhada que nós costumamos fazer na primavera, este ano um bocadinho mais tardia, também fruto dos temporais que vivemos, mas queremos, acima de tudo, manter a tradição”, refere.
Segundo o autarca, a iniciativa pretende proporcionar uma manhã de atividade e confraternização entre “a comunidade e os agentes locais”. “É um dia preenchido numa manhã de atividade e de convívio”, acrescenta.
Tendo em conta, sobretudo, as temperaturas elevadas que se têm feito sentir nos últimos dias, a organização optou por um percurso acessível a diferentes faixas etárias. “Vamos ter algumas crianças e pessoas com alguma idade e, por isso, a caminhada não é muito longa nem muito curta”, explica ainda Florival Cirilo.
O trajeto decorre maioritariamente na área da freguesia de Degolados, embora passe também por parte da freguesia de São João Baptista e por uma zona do concelho vizinho de Arronches. “Mas é quase tudo aqui no concelho”, sublinha o presidente da junta.
Na organização da iniciativa, a Junta de Freguesia conta com os apoios do União Futebol de Degolados e do Município de Campo Maior.
A Festa de São Pedro vai animar Vila Viçosa entre quinta-feira e domingo, de 25 a 28 de junho, com um programa recheado de música, animação de rua, marchas populares e momentos de convívio destinados a toda a comunidade.
O certame arranca na quinta-feira com a abertura do arraial, animação de rua com Kalipomusic e o baile com Paulo Lopes, seguindo-se o jantar dos vizinhos e moradores do bairro. Na sexta-feira destaca-se a abertura oficial com corte da fita, o desfile da Fanfarra Extremofoliões, a atuação do Grupo Marchantes de Bencatel, baile com Jorge Gomes e fogo de artifício à meia-noite e quinze.
No sábado, a animação continua com a atuação da Marcha do GTAVV, baile com a banda Sons e Tons e atuação do DJ Moonlight. Já no domingo, o encerramento contará com animação das Velhas Gaiteiras, desfile e atuação, além de baile com o Duo Ritmus e DJ Brat.
O Hotel Vila Galé Collection Elvas acolhe até esta sexta-feira, 29 de maio, a convenção da Boscolo, operador italiano especializado em viagens organizadas e circuitos acompanhados, que volta a apostar em Portugal e no Alentejo como destino estratégico para a sua programação.
São cerca de 50 os participantes no encontro, dos quais mais de quatro dezenas são agentes de viagens transalpinos.
Durante a convenção, a Boscolo apresenta o seu novo Tour Portugal, um programa de sete noites que inclui três noites em Elvas, reforçando o posicionamento do Alentejo como destino diferenciador dentro da oferta turística portuguesa.
A escolha da cidade para receber a convenção da Boscolo contribui também para dar visibilidade ao território junto de profissionais que desempenham um papel decisivo na recomendação e venda de viagens organizadas no mercado italiano.
A iniciativa tem o apoio e o financiamento da ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com o objetivo principal de consolidar novas oportunidades de programação, aumentar a notoriedade do Alentejo nos mercados externos e gerar fluxos turísticos qualificados para a região.
O projeto da nova Escola de Formação da GNR de Portalegre deu um passo importante com a entrega do estudo prévio na autarquia. À Rádio Elvas, a presidente do município, Fermelinda Carvalho, explicou que o objetivo passa por lançar o concurso público internacional e ver as máquinas no terreno ainda no último ano do atual mandato.
Este é um dos dossiês mais antigos e aguardados na região, arrastando-se há várias décadas. Há cerca de 15 dias, o documento técnico deu finalmente entrada nos serviços municipais para ser analisado. “Vai ser ainda ali aprumado”, referiu a autarca que acrescentou “Ali há algumas situações que ainda têm que ser corrigidas, mas dentro de pouco tempo podemos aprovar aquilo que é o estudo prévio para depois passar para a aprovação dos projetos de especialidades”.
Fermelinda Carvalho assegura que o executivo está focado em acelerar o processo, embora reconheça as exigências burocráticas associadas: “Gostaria muito que neste mandato essa obra se iniciasse e é possível, estamos a trabalhar para isso. Há um projeto que ainda vai demorar a concluir, as especialidades e se tudo correr muito bem, dentro de um ano temos o projeto pronto. Depois concurso público — será um concurso público internacional de grande dimensão — prazos, etc., reclamações eventualmente. No último ano de mandato espero eu que possamos começar a obra.”
A presidente do município de Portalegre fez ainda questão de clarificar que a autarquia já cumpriu as obrigações que lhe competiam no terreno destinado à infraestrutura. “Da parte da Câmara está tudo pronto, nós já fizemos as infraestruturas, há muitos anos, infraestruturámos o terreno. Portanto, da nossa parte está tudo feito. Agora é o Ministério da Administração Interna que vai fazer a sua parte”, rematou.
Uma mulher de nacionalidade portuguesa, de 59 anos, perdeu a vida às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 29 de maio, na sequência de uma colisão entre o automóvel ligeiro em que seguia e uma carrinha, na estrada que liga o Retiro, em Campo Maior, a Badajoz.
De acordo com o Canal Extremadura, do acidente, registado ao quilómetro 3,00 da Estrada BA-020, por volta das 7 horas, resultou ainda um ferido grave: um homem de 45 anos, que conduzia uma carrinha de matrícula espanhola em direção a Portugal.
A mulher, que circulava no sentido Campo Maior – Badajoz, acabou por falecer no local. O corpo teve de ser desencarcerado pelos bombeiros. Já o ferido grave foi transportado para o Hospital Universitário de Badajoz.
Ao que tudo indica, um dos veículos terá invadido a faixa de rodagem contrária, num troço reto onde as ultrapassagens são proibidas, assinalado com linha contínua, antes de uma curva considerada perigosa e com limite de velocidade de 20 km/h.
As circunstâncias do acidente estão agora a ser investigadas pela Equipa de Investigação de Acidentes de Badajoz.
Há livros que se escrevem com tinta. Outros, com memória. Mas o novo livro de José Manuel Soutino, “O Caminho das Palavras”, nasce, segundo o próprio, “completamente do coração”.
A obra será apresentada este sábado, às 17 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, numa tarde que promete ser feita de emoção, afetos e poesia.
Depois de “Tudo na Vida faz Sentido” e “Pensando em Ti”, José Manuel Soutino regressa agora com aquele que considera o seu livro mais pessoal. Entre versos dedicados à mulher, aos pais, à família em geral, aos amigos, a Campo Maior e aos combatentes, o poeta deixa transparecer a sensibilidade de quem encontrou na escrita um refúgio e uma forma de amar. “É um livro que me toca, que me dói, que me dá inspiração para seguir mais à frente”, confessa.
Escrito ao longo dos últimos meses, muitas vezes ao nascer do dia, “O Caminho das Palavras” reúne mais de 40 poemas. Outros tantos permanecem já guardados “na gaveta”, à espera de um futuro livro. “Levanto-me às cinco da manhã a fazer quadras, a fazer poemas”, revela o autor, numa rotina onde as palavras parecem chegar antes do próprio amanhecer.
A edição da obra pertence à Solid Story, de César Magarreiro, editor que se tornou amigo e que, segundo José Manuel Soutino, tem sido um dos grandes impulsionadores do seu percurso literário.
Quanto à apresentação deste sábado, o poeta não esconde a expectativa. Entre abraços, memórias e versos sentidos, acredita que será uma tarde de emoções à flor da pele. “Vai haver muitas lágrimas”, diz, como quem sabe que há palavras capazes de tocar onde o silêncio raramente chega.
A entrevista completa a José Manuel Soutino para ouvir no podcast abaixo:
São Vicente, no concelho de Elvas, celebra, entre hoje e domingo, de 29 a 31 de maio, a décima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria. O evento, promovido pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no pavilhão multiusos da aldeia, promete um fim de semana de grande animação.
Desta feita, de acordo com o presidente da junta, João Charruadas (na imagem), participam no certame 17 expositores: uns dedicados ao artesanato, outros à doçaria. A estes ainda se junta a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, para que, no decorrer do evento, possa angariar mais algumas verbas com vista a organização das festas de verão.
A inauguração do evento está marcada esta sexta-feira para as 18h30, seguindo-se a atuação do Grupo Cantadores da Planície, pelas 19h00, e um espetáculo com Ricardo José, às 22h00.
Amanhã, sábado, dia 30, a animação prossegue com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 17h00, do Grupo Sol Nascente, às 21h00, terminando a noite com o espetáculo musical de Xana Carvalho, às 23h00.
Já no domingo, dia 31, o encerramento da certame será feito ao som das Roncas d’Elvas, pelas 16h00.
Amanhã e domingo haverá ainda insufláveis e atividades dedicadas às crianças.
A 34ª edição da Feira Escolar do Concelho de Elvas realiza-se entre esta sexta e segunda-feira, de 29 de maio a 1 de junho, no Jardim Municipal, com um programa de animação dedicado à comunidade educativa e às famílias.
Promovida pelo Município de Elvas, a iniciativa volta a afirmar-se como um dos momentos mais aguardados do calendário educativo e cultural do concelho, proporcionando vários dias de animação, aprendizagem, convívio e partilha entre alunos, professores, famílias e instituições.
A iniciativa arranca esta sexta-feira, 29 de maio, pelas 19 horas, com a abertura oficial da feira e a entrega de diplomas de mérito aos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho. A noite contará ainda com animação musical, atuações dos alunos do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, apresentações musicais do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia e atividades dinamizadas pela Gota d’Arte.
Amanhã, sábado, 30 de maio, o certame prossegue a partir das 18 horas, com diversas iniciativas culturais e recreativas, entre elas dança oriental pelo grupo “Naadirahs”, uma atividade de pilates para pais e filhos promovida pelo CLDS 5G – Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a apresentação “ARKUS – Vamos salvar o Planeta!”, atuações de dança do grupo “Spotlight” e do Grupo AltoEspírito, terminando com a atuação do grupo “Amigos de Jesus” do MTA.
Já no domingo, 31 de maio, destaque para as atuações da Academia de Dança de Elvas/Applausus, demonstrações de dança do ventre pela SAPHIRABELLYDANCE e o espetáculo de animação “Mistério das Profissões”, com o cantor Pedro Gonçalves.
A programação encerra na segunda-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com atividades especialmente dedicadas aos mais novos. Entre os momentos previstos estão um “Peddy Paper em Família”, organizado pela CPCJ de Elvas, interpretações musicais pelos alunos do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, a atividade “Reanimar a Brincar”, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, e o espetáculo de animação “Os Guardiões da Alegria”.
Ao longo dos quatro dias, a Feira Escolar pretende promover o trabalho desenvolvido pelas escolas e associações do concelho, proporcionando momentos de convívio, cultura e animação para toda a comunidade.