O professor António Candeias tomou posse esta segunda-feira, 11 de maio, como reitor da Universidade de Évora para o mandato 2026-2030, numa cerimónia realizada na Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo, em Évora. A sessão solene contou com a presença da comunidade académica, representantes institucionais e convidados, tendo ficado marcada por intervenções da reitora cessante, Hermínia Vasconcelos Vilar, da presidente da Associação Académica, Ana Beatriz Calado, e do presidente do Conselho Geral, Carlos Reis. Durante a cerimónia foram ainda empossados os vice-reitores, pró-reitores e o administrador da academia alentejana.
Na sua primeira intervenção enquanto reitor, António Candeias afirmou assumir o cargo “com profunda honra, sentido de responsabilidade e sincera humildade”, defendendo uma Universidade de Évora “pública, autónoma, responsável e de matriz não fundacional”. O novo responsável sublinhou a importância da ligação da universidade ao território e à sociedade, defendendo uma academia “mais próxima, mais disponível e mais comprometida” com o Alentejo e com os seus parceiros institucionais. António Candeias deixou ainda críticas ao “subfinanciamento crónico” das universidades públicas e apelou ao reforço do investimento no ensino superior, investigação científica e inovação.
O Sport Arronches e Benfica viveu, no passado domingo, dia 10, mais um momento histórico no futebol de formação do concelho, com a equipa de Sub-16 a conquistar a Taça da Associação de Futebol de Portalegre, ao vencer o FC Monfortense por 0-1, na final disputada no Estádio Municipal Cândido Oliveira, em Fronteira.
Depois de já terem garantido recentemente o título de Campeões Distritais, os jovens atletas do SAB completaram agora uma memorável “dobradinha”, conquistando campeonato e taça na mesma temporada, feito inédito para uma equipa de futebol de 11 dos escalões de formação de Arronches.
Num encontro muito equilibrado e disputado com enorme intensidade, a equipa orientada pelo Sport Arronches e Benfica voltou a demonstrar grande maturidade competitiva, espírito de grupo e capacidade de superação, conseguindo levar de vencida uma formação igualmente muito competitiva do FC Monfortense.
A conquista da Taça surge como o culminar de uma época de enorme sucesso para este grupo de atletas, que ao longo da temporada evidenciou grande qualidade coletiva, regularidade competitiva e uma atitude exemplar dentro e fora de campo.
Mais do que os resultados desportivos, esta geração ficará marcada pelo impacto histórico alcançado, elevando o nome do clube e do concelho no panorama do futebol distrital. O feito ganha ainda maior relevância por representar o reconhecimento do trabalho desenvolvido na formação do Sport Arronches e Benfica, envolvendo atletas, treinadores, dirigentes e famílias que diariamente contribuem para o crescimento do projeto.
A dobradinha conquistada pelos Sub-16 representa assim um momento de enorme orgulho para toda a comunidade arronchense, que vê esta equipa entrar definitivamente para a história do desporto local.
O Município de Vila Viçosa, em parceria com a Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses em Elvas, realiza no próximo dia 15 de maio, sexta-feira, uma cerimónia de homenagem aos soldados britânicos que faleceram em território calipolense durante a Guerra Peninsular (1808-1814).
O ato solene decorre no Largo Gago Coutinho, junto ao memorial em mármore erguido em honra dos milhares de militares que, durante séculos, permaneceram esquecidos na memória local. A cerimónia inclui a deposição de coroas de flores e momentos de reflexão sobre o sacrifício destes combatentes que ajudaram a garantir a independência de Portugal face às invasões napoleónicas.
A 22.ª edição do Encontro de Atletismo Adaptado, iniciativa integrada nos Jogos do Alto Alentejo, realiza-se no próximo dia 13 de maio, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, com início marcado para as 10h30.
A cerimónia de abertura dará início a uma jornada dedicada ao desporto inclusivo, reunindo participantes, instituições e comunidade em torno da promoção da igualdade de oportunidades através da prática desportiva.
O evento volta a afirmar-se como um importante momento de convívio, partilha e valorização do atletismo adaptado na região.
Após as atividades desportivas, os participantes serão recebidos nas instalações da APPACDM de Elvas para um almoço-convívio, promovendo o espírito de união e integração entre todos os envolvidos.
O Município de Monforte promove, no próximo dia 14 de maio, o colóquio “Os Museus Portugueses nos últimos 50 anos. Que Futuro?”, iniciativa que decorrerá no espaço Monforte Sacro e que pretende refletir sobre a evolução dos museus em Portugal desde a revolução de 1974 até aos desafios atuais do setor.
A sessão de abertura, marcada para as 10 horas, contará com as intervenções de Miguel Rasquinho, presidente da Câmara de Monforte, Joaquim Diogo, presidente da CIMAA, e Ricardo Pinheiro, presidente da CCDR-Alentejo.
O encontro reunirá várias figuras ligadas à museologia nacional, entre as quais o antigo presidente do ICOM Europa, Luís Raposo, e o presidente da Associação Portuguesa de Museologia, João Neto, além de especialistas dos municípios de Monforte e do Fundão.
O programa inclui ainda momentos culturais, com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Monforte, bem como visitas guiadas à Igreja da Madalena e à Capela dos Ossos. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória através do formulário disponibilizado pelo município (ver aqui).
No âmbito da unidade curricular de Projeto, do 3º ano, da licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na vertente de Comunicação Organizacional, quatro alunas, deste curso do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), vão promover uma palestra de sensibilização rodoviária no próximo dia 12 de maio, no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre, com início previsto para as 10h30.
A iniciativa tem como objetivo central alertar para os riscos do consumo de álcool na condução, entre outros temas, contribuindo para a prevenção de acidentes rodoviários. A sessão contará com a presença da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), que vão abordar de forma prática e informativa as consequências do consumo de álcool ao volante, bem como estratégias de prevenção e segurança.
A palestra destina-se à comunidade académica e ao público em geral, promovendo a reflexão sobre os comportamentos de risco e incentivando a adoção de atitudes mais responsáveis na estrada.
A iniciativa tem como intuito aplicar competências na área da comunicação estratégica e da produção de conteúdos, através da criação de uma campanha de sensibilização para a sinistralidade rodoviária, procurando incentivar comportamentos mais responsáveis e gerar um impacto social.
52 alunos da Universidade Sénior de Elvas marcaram presença ontem, domingo, na prova de hidroginástica sénior dos 24°s Jogos do Alto Alentejo, realizada na Piscina Municipal de Sousel
Os Jogos do Alto Alentejo são uma organização da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em parceria com os 15 Municípios do distrito de Portalegre.
A competição, que envolve diversas modalidades, teve início a 14 de março e decorre até 21 de junho.
A edição 2026 da Corrida das Muralhas, organizada pela associação desportiva Ialbax, realizou-se ontem, domingo, dia 10, e contou com 130 partisipantes de diversos escalões etários.
A prova teve início e meta na Parada Mouzinho de Albuquerque do Museu Militar de Elvas.
A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas apresentou uma participação formal no âmbito da discussão pública da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Elvas, centrando as suas preocupações nas normas aplicáveis às áreas integradas na Rede Natura 2000 e na Zona Especial de Conservação do Caia. Os social-democratas consideram que algumas disposições do regulamento proposto são “excessivamente restritivas” e, em alguns casos, mais limitativas do que o previsto no Decreto-Lei n.º 62/2026, apontando o agravamento de prazos procedimentais, o aumento da burocracia e a transformação de situações sujeitas a parecer em “interdições absolutas”.
O PSD Elvas defende que deve existir equilíbrio entre proteção ambiental, atividade agrícola, desenvolvimento económico e fixação de população, tendo apresentado propostas para alterar o regulamento municipal. Entre as medidas sugeridas estão a harmonização dos prazos com a legislação nacional, a redução de situações dependentes de parecer obrigatório e a eliminação de condicionamentos considerados redundantes. O partido sublinha ainda que “o PDM não pode vender como imposição legal aquilo que resulta de uma opção municipal mais restritiva”, reafirmando disponibilidade para contribuir para um plano “equilibrado” que proteja o território sem penalizar quem vive e trabalha no concelho.
Veja aqui o comunicado na íntegra:
”PSD Elvas apresenta participação na discussão pública da 2.ª
Revisão do PDM
A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas apresentou participação formal no âmbito da discussão pública da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal de Elvas, com especial incidência sobre o regime aplicável às áreas integradas na Rede Natura 2000 e Zona Especial de Conservação do Caia.
Na participação apresentada, o PSD Elvas manifesta preocupação relativamente a diversas normas do Regulamento proposto que considera excessivamente restritivas e, em alguns casos, mais limitativas do que o próprio regime previsto no Decreto-Lei n.º 62/2026.
Entre os aspetos identificados destacam-se:
• a transformação de situações sujeitas a parecer em verdadeiras interdições absolutas;
• o agravamento de prazos procedimentais face aos previstos na legislação nacional;
• o aumento de burocracia e dependência de pareceres externos;
• e a eventual imposição de limitações superiores às exigidas pelo regime legal nacional.
O PSD Elvas considera que a proteção ambiental e a conservação da natureza são, objetivos fundamentais, mas entende igualmente que deve existir equilíbrio entre conservação, atividade agrícola, desenvolvimento económico e fixação de população.
Nesse sentido, foram propostas alterações concretas ao Regulamento, designadamente:a) A eliminação da interdição constante do artigo 13.º, n.º 1, alínea g), substituindo-a por regime de sujeição a parecer da entidade competente, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 62/2026.
b) A harmonização do prazo previsto no Regulamento do PDM com o prazo de 30 dias úteis estabelecido no Decreto-Lei n.º 62/2026.
c) A redução das situações dependentes de parecer obrigatório e a eliminação de condicionamentos redundantes face ao regime legal nacional já aplicável.
d) A reprodução expressa no Regulamento municipal das admissibilidades e exceções previstas no Decreto-Lei n.º 62/2026,
evitando restrições adicionais não impostas pela legislação nacional.
O PDM não pode vender como imposição legal aquilo que resulta de uma opção municipal mais restritiva O PSD Elvas reafirma a sua disponibilidade para contribuir de forma séria e construtiva para um PDM equilibrado, que proteja o território sem penalizar injustificadamente quem vive e trabalha no concelho
No programa “Ambiente em FM”, José Janela destaca o papel vital dos polinizadores, como abelhas e borboletas, que são responsáveis pela reprodução de grande parte das plantas e culturas agrícolas. Em Portugal, a atividade destes pequenos seres contribui com cerca de dois mil milhões de euros anuais para a agricultura, mas o seu acentuado declínio coloca em risco a biodiversidade e a segurança alimentar.
Para enfrentar esta ameaça, foi aprovado o plano nacional “Polinizadores em Ação”, um instrumento estratégico que visa travar a perda de espécies e promover o equilíbrio dos ecossistemas.
Este novo plano de ação estabelece um roteiro ambicioso para a próxima década, integrando 116 medidas concretas destinadas à conservação e sustentabilidade destes insetos. O objetivo passa não só por proteger os habitats naturais, mas também por aprofundar o conhecimento científico sobre as populações existentes em território nacional.
Com esta resposta coordenada, Portugal procura inverter a tendência de desaparecimento dos polinizadores, garantindo que estes continuem a desempenhar o seu papel gigante na manutenção da vida selvagem e na viabilidade da produção agrícola.
Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:
A Associação Humanitária assinalou este domingo o seu aniversário com a promoção de operacionais e o anúncio de novos investimentos. A corporação investiu 82 mil euros em equipamento próprio, enquanto o comando alerta para os desafios da nova ferrovia.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas (AHBVE) celebrou, este domingo, 10 de maio, 97 anos de existência. A efeméride, que serviu para homenagear o passado e projetar o centenário, ficou marcada pelo anúncio de importantes reforços materiais e pela promoção de três operacionais à categoria de bombeiro de primeira.
Ouça aqui as entrevistas ao presidente Amadeu Martins e ao comandante Paulo Moreiras
Na sequência do recente anúncio feito pelo primeiro-ministro, que garantiu que o Governo “tem o firme propósito de ligar todas as capitais de distrito do país por autoestrada”, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo mostra-se muito satisfeito com o facto de já se encontram em curso estudos sobre estas ligações rodoviárias.
José Manuel Santos, que garante que a ligação de Portalegre à autoestrada é “absolutamente crítica” para o setor do turismo, lembra que já no ano passado, em Tróia, sensibilizava Luís Montenegro para esta questão.
“Eu tive a oportunidade, no ano passado, nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que trouxemos para Alentejo, e em concreto para Tróia, na minha intervenção, onde estava o senhor primeiro-ministro, de procurar sensibilizar o Governo para a importância desta ligação rodoviária por autoestrada a Portalegre para o turismo, além, obviamente, para toda a economia e para toda a região”, revela José Manuel Santos.
Para o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, esta ligação, “às vezes desvalorizada”, é “crítica para o maior fluxo de visitantes”, mas também “para a própria percepção dos investidores na hotelaria que devem investir aqui, porque às vezes a questão da acessibilidade limita um pouco essa decisão”.
O II Sunset Trail “Ouguela, Sentinela da Raia” encerra a primeira edição do novo Circuito de Trail EuroBEC a 13 de junho, depois das provas já realizadas em Elvas e Badajoz. A competição, em Campo Maior, contempla um trail curto de 20 quilómetros, um mini trail e uma caminhada de 12 e ainda uma iniciativa destinada aos mais novos: o Kids Trail.
Lembrando como nasceu o circuito EuroBEC, Carlos Pepê, o responsável pelo grupo Campo Maior Trail Runners, que organiza este Sunset Trail de Ouguela, explica que será nesta prova que serão consagrados os grandes vencedores da nova iniciativa desportiva da Eurocidade, numa edição que promete ser “memorável”. “Tivemos a felicidade de conseguir juntar amigos e clubes que são irmãos em torno de uma ideia que era unir três provas de trail em Campo Maior, Elvas e Badajoz. Então criámos este circuito, em que Ouguela será a rainha, porque será aqui que vamos consagrar os campeões do Circuito de Trail EuroBEC”, começa por dizer.
Dizendo-se “expectante” com o resultado final deste circuito, Carlos Pepê assegura que o grande objetivo é “mostrar o potencial da região a todos os níveis”, não só desportivo, para que se possa “reforçar a identidade” da Eurocidade que une os três municípios vizinhos.
Com expectativas “muito altas” para esta segunda edição no que toca à participação de atletas, o responsável assegura que o Sunset Trail de Ouguela revelou ser, logo no ano passado, na sua estreia, uma “referência”. “Criámos uma prova única, um sunset ao final do dia, em que tivemos imenso calor, mas penso que correu tudo bem, ficámos todos muito contentes com o resultado final e as pessoas também gostaram muito”, recorda Carlos Pepê, que revela ainda que o apoio de “muitas empresas” da região que têm recebido deixa o grupo “muito orgulhoso”.
O percurso do trail e caminhada, face ao ano passado, não conhece grandes alterações, ainda que os atletas possam contar com algumas “surpresas” pelo caminho. A configuração da prova mantém-se, por isso, inalterada, exceção feita ao local de partidas e chegadas, que agora será o recinto junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Temos ali, do ponto de vista logístico, maior capacidade de albergar todos aqueles que nos visitam”, explica o responsável.
“Ouguela será, obviamente, a rainha, porque é lá que vamos passar várias vezes e levar os nossos atletas ao limite. Mas achámos que, do ponto de vista logístico, e aprendendo também com a edição do ano passado, era muito mais fácil para nós a parte de estacionamentos e do próprio convívio junto à Enxara. Temos também o apoio da Confraria da Senhora da Enxara, a quem muito agradecemos a oportunidade que nos deu também de utilizar todo o espaço envolvente à ermida e penso que, com esta pequena mudança, nós vamos também dar mais oportunidade aos nossos visitantes de terem mais tempo para conviver, com mais segurança em relação às viaturas. Quando colocamos 500 pessoas numa aldeia com 50, obviamente os constrangimentos são complexos”, acrescenta Carlos Pepê.
O valor das inscrições neste II Sunset Trail de Ouguela varia entre os 13 e os 20 euros, para as duas distâncias de trail e caminhada. A participação no Kids Trail é gratuita. As inscrições, abertas até ao início de junho, podem ser feitas a partir do site Trilho Perdido (aqui).
As provas, no dia 13 de junho, iniciam-se pelas 17h00, com o Kids Trail, seguido das saídas dos atletas para as distâncias de trail e caminhada duas horas mais tarde.
A freguesia de Alegrete recebeu no passado sábado os Campeonatos Nacionais de Corrida de Montanha Uphill, uma das mais importantes competições nacionais da especialidade, reunindo perto de 200 atletas de vários pontos do país.
A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Grupo Desportivo de Alegrete, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre e da Junta de Freguesia de Alegrete.
Nos escalões absolutos, Rui Muga e Joana Soares conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de Corrida de Montanha Uphill, enquanto Igor Gomes e Mariana Saltão venceram nos escalões Sub-20.
Para além da vertente competitiva, o evento trouxe mais de centena e meia de pessoas ao concelho de Portalegre, entre técnicos e público que se somam as 200 atletas inscritos, contribuindo para uma forte dinâmica em Alegrete e na região ao longo de todo o fim de semana.
A realização deste Campeonato Nacional voltou a demonstrar a capacidade organizativa das entidades envolvidas e a importância que os eventos desportivos assumem na promoção do território e na dinamização da economia local.
O Município de Elvas promove, durante o próximo mês de junho, mais uma edição do “Festival da Idade de Ouro”, iniciativa dedicada à população sénior do concelho e que pretende promover o envelhecimento ativo, o convívio e a proximidade entre os participantes.
As inscrições para os tradicionais almoços de convívio decorrem até à próxima sexta-feira, dia 15 de maio, podendo ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal ou, nas freguesias rurais, nas respetivas juntas de freguesia.
Os almoços vão voltar a realizar-se de forma descentralizada, passando por todas as freguesias do concelho e também pela cidade de Elvas. O presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, recorda que a iniciativa já conta com mais de duas décadas de existência.
“Há mais de 20 anos que isto é uma tradição e, felizmente, acabou por fazer escola nos outros concelhos, porque há 20 anos só Elvas se lembrou dos trabalhadores e daqueles que têm uma certa idade, para poder começar a pagar os medicamentos e, simultaneamente, dedicar-lhes um dia no ano para que pudessem conviver”, referiu.
O autarca explica ainda que, numa fase inicial, o convívio reunia, num só almoço, participantes de todo o concelho, mas que o modelo acabou por ser alterado para uma maior proximidade com a população. “Numa primeira fase o convívio era a nível do concelho e, atualmente, achámos mais conveniente fazê-lo em cada uma das freguesias. Isto tem vindo, de facto, a acolher aquilo que são as boas intenções da população e também dos senhores presidentes de junta”, acrescentou.
Rondão Almeida garantiu ainda que a iniciativa é para continuar neste modelo nos próximos anos, apesar das críticas de alguns. “É isso que iremos fazer todos os anos e vamos estar, novamente, sujeitos à crítica dos tais seis e, agora, mais um, que, de qualquer forma, é o mesmo que vem dizendo que eu já esgotei a minha capacidade intelectual para desenvolver seja aquilo que for”, afirmou.
Podem participar no Festival da Idade de Ouro todos os residentes no concelho de Elvas com idade igual ou superior a 50 anos, reformados e pensionistas.
Com esta iniciativa, o Município de Elvas reforça o compromisso com políticas de proximidade e com a promoção da qualidade de vida da população sénior, incentivando momentos de partilha, socialização e envelhecimento saudável.