Expopec quer afirmar-se como nova referência do setor agropecuário em Montemor-o-Novo (c/fotos)
Continue readingExpopec quer afirmar-se como nova referência do setor agropecuário em Montemor-o-Novo (c/fotos)
Feira Medieval Ibérica de Avis: A maior de sempre num fim de semana de História Viva!

A vila de Avis volta a afirmar-se como palco privilegiado da História com a realização da Feira Medieval Ibérica de Avis, que decorre de 8 a 10 de maio de 2026. Este ano, o evento ganha uma dimensão sem precedentes: 20 grupos de animação, 120 participantes diretos e 80 locais espalhados pelo centro histórico prometem transformar a vila numa autêntica máquina do tempo.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Avis, Manuel Coelho, esta edição destaca-se pela forte mobilização da comunidade. “Esta é a maior edição de sempre em termos de envolvimento local. Temos 65 expositores — entre artesãos, mercadores e produtores — e 5 tasquinhas dedicadas à nossa gastronomia, o que demonstra a vitalidade do nosso concelho”, afirma o autarca.
Avis, a Dinastia

Sob o tema central “Avis, a Dinastia”, o evento explora este ano os momentos, figuras e estratégias que marcaram o período mais decisivo da História de Portugal. Para Manuel Coelho, o rigor histórico é uma prioridade: “Queremos que quem nos visita não leve apenas uma memória visual, mas que compreenda a importância estratégica e cultural de Avis na afirmação da identidade nacional. Este ano temos um grupo de Itália (12 elementos de um grupo da região de Veneza) que tocam e fazem danças e malabarismos com bandeiras”
O programa divide-se em três eixos temáticos. O primeiro dia, 8 de maio, é dedicado à Ordem de Avis, focando-se na vida militar e religiosa. No sábado, dia 9, o destaque vai para as alianças matrimoniais, com a figura de D. Leonor de Portugal em evidência. O certame encerra no dia 10, abordando o reinado de D. Afonso V e as disputas sucessórias do final do século XV.
Animação, Gastronomia e Identidade Local
Com entrada livre, a feira conta com uma forte presença de agentes económicos locais: cinco tasquinhas, nove produtores e oito artesãos da região, aos quais se juntam cerca de 50 mercadores vindos de vários pontos do país e de Espanha.

O Chef Fábio Bernardio realizou um Show Cooking em plena praça com a preparação de borrego, uma bola de carne e favas e um doce a recordar a época medieval
Ao longo dos três dias, os visitantes poderão assistir a torneios de armas a cavalo, espetáculos de fogo, teatro de rua e danças medievais. A prata da casa estará representada através de grupos como o AnimaSénior, o Grupo de Bombos Mestre de Avis, o Coro da Escola de Música e a associação DançAvis.
Impacto Económico e Turístico
As expectativas para esta edição são elevadas. O Município embora tenha alguma preocupação com a meteorologia, indicou que são esperados nos três dias do evento “mais de 15 visitantes”, sublinhando que “um evento como este tem um impacto significativo na economia, porque dinamiza o comércio, a restauração e o alojamento, promovendo diretamente os nossos produtores e artesãos”.
Desde 2003 que Avis recorda a dinastia iniciada por D. João I, mestre da Ordem. O evento consolidou-se como um dos principais cartazes turísticos do Alentejo, atraindo público de ambos os lados da fronteira ibérica.
A Feira Medieval Ibérica de Avis arrancou oficialmente na sexta-feira, dia 8 de maio, pelas 19h00, com o cortejo inaugural a percorrer as ruas do Centro Histórico.
“Da eficiência operacional à governação inteligente” é tema de conferência em Campo Maior

O Município de Campo Maior reforça a sua aposta na inovação tecnológica através da Estratégia de Nível Tecnológico Integrada (ENTI), um roteiro que visa transformar a gestão pública e aproximar os cidadãos da administração local.
Campo Maior está a dar passos decisivos para se consolidar como uma “Smart City” (Cidade Inteligente). Sob o lema da Eficiência Operacional, o município tem vindo a implementar sistemas que otimizam os recursos públicos, desde a gestão inteligente da iluminação até à monitorização de redes de águas, garantindo uma resposta mais rápida e menos desperdício.
A transição para uma Governação Inteligente não se resume apenas à tecnologia, mas à forma como os dados são utilizados para servir a população. Através da plataforma ENTI, a autarquia consegue integrar fluxos de trabalho que anteriormente estavam dispersos, permitindo uma visão holística do concelho em tempo real.
Nesse sentido, realiza-se no dia 19 deste mês, no Centro Cultural de Campo Maior, uma conferência de apresentação do projeto. A sessão está marcada para as 9.30 horas.
97 anos ao serviço da população: Bombeiros Voluntários de Elvas celebram mais um aniversário no domingo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas celebra no próximo domingo, 10 de maio, o seu 97.º aniversário, com um programa comemorativo que reúne bombeiros, sócios, entidades oficiais e população.
As comemorações têm início às 09h15, com a receção dos convidados, seguindo-se, às 09h30, o hastear da bandeira. Pelas 09h45 realiza-se a formatura geral, apresentação do corpo ativo e cerimónia de promoções.
O programa prossegue às 10h30 com uma romagem ao monumento dos bombeiros, no cemitério de Elvas, em homenagem aos operacionais e sócios já falecidos. Quinze minutos depois, às 10h45, terá lugar o tradicional desfile motorizado pelas principais artérias da cidade.
A componente religiosa das celebrações acontece às 11h30, com uma missa por alma dos sócios e bombeiros falecidos.
As comemorações encerram com um almoço-convívio, marcado para as 13h00, no Solar dos Chorões.
ARKUS entregou prémios do XXVIII Concurso de Poesia Escolar

Chegou ao fim o XXVIII Concurso de Poesia Escolar, o certame mais antigo do país no seu género, que voltou a afirmar-se como uma celebração vibrante da criatividade e do gosto pelas letras entre várias gerações. Com uma adesão expressiva, a iniciativa premiou o talento e a imaginação dos participantes, distribuídos por quatro categorias distintas.
No escalão do 1.º Ciclo, a grande vencedora foi Irina (Escola da Raposeira), seguida por Lara (Escola da Boa-fé) e Edmilsa (Escola de Alcáçova). Já na categoria que une o 2.º e 3.º Ciclo, o primeiro lugar foi partilhado por Matilde Branco e Maria Clara, tendo o pódio ficado completo com os alunos do Colégio Duarte Zagalo e Matilde Fróis. No Secundário, o destaque foi para as alunas do 10.º G, Maria Abreu (1.º lugar) e Matilde Zagalo (2.º lugar), com Carla Realinho (12.º B) a conquistar a terceira posição. Entre os Adultos, António Teixeira garantiu o primeiro prémio, seguido por Paulo Galego e Feliciana Honório.
Os vencedores foram agraciados com diversos prémios que incluíram livros, vales do Mundo das Letras, cabazes de material escolar e experiências locais, desde refeições em espaços como a Telepizza, Golita, Girassol ou Sal e Brasa, até aulas de música ou pequenos-almoços no Sweet Lemon.
A cerimónia de entrega de prémios foi enriquecida com a vertente editorial, através da apresentação das obras “Silêncio Ensurdecedor II”, de Luís Pedras, e “Uma Quadra por Dia”, de António Brinquete. A organização expressou um profundo agradecimento a todos os participantes pela qualidade dos trabalhos e ao júri — composto por António Brinquete, César Magarreiro, Prof. Ludmila, Nuno Franco Pires, Graça Amiguinho e Luís Pedras — pelo rigor e dedicação na avaliação desta edição histórica.
Ordem dos Advogados promove formação sobre acidentes de trabalho em Elvas

O Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados e a Delegação de Elvas promovem esta sexta-feira, 8 de maio, pelas 16h30, uma ação de formação dedicada ao tema “Acidentes de Trabalho – Fase Conciliatória”, dirigida a advogados e advogados estagiários.
A iniciativa realiza-se no Museu de Arte Antiga de Elvas e terá como formadora a advogada Teresa Entradas. A sessão pretende abordar os procedimentos e aspetos jurídicos relacionados com a fase conciliatória dos processos de acidentes de trabalho.
Encontro intergeracional marcou segundo dia de Feira do Livro em Campo Maior

Após a sua abertura na quarta-feira, Feira do Livro de Campo Maior continuou ontem, 7 de maio, a sua programação, no Centro Comunitário, com iniciativas dedicadas à promoção da leitura e ao reforço dos laços entre gerações.
Durante a manhã, realizou-se um Encontro Intergeracional com a ilustradora Joana Gancho, centrado na obra “Os Avós”, da autoria de António Pereira. A atividade foi dirigida aos alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas e ao público sénior, onde o presidente do Município, Luís Rosinha esteve presente, proporcionando um momento de partilha e reflexão, fazendo uma pequena homenagem a todos os avós que polvilham de amor e de dedicação a infância de cada um.
Ao final da tarde, a programação contou ainda com um momento musical protagonizado por Alexandre Gomes, Nuno Cirilo e alunas do Projeto de Formação de Música do Município, enriquecendo mais um dia desta edição da Feira do Livro.
A Feira do Livro de Campo Maior decorre até amanhã, sábado, dia 9 de maio, no Centro Comunitário, com um programa diversificado para todas as idades.
CIMAA acolhe sessão de esclarecimento do Europe Direct

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu ontem, 7 de maio, uma sessão de apresentação do centro Europe Direct Alentejo, promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), entidade responsável pela Europe Direct Alto Alentejo e Alentejo Central.
A iniciativa reuniu essencialmente técnicos e representantes de agrupamentos de escolas da região, num momento dedicado à divulgação das oportunidades disponibilizadas pela União Europeia e à importância de aproximar os cidadãos das instituições europeias.
A sessão destacou um conjunto de iniciativas e plataformas europeias dirigidas aos jovens, como a EU Careers e a Eurocid, que dão a conhecer oportunidades de formação, mobilidade e carreiras nas instituições da União Europeia. Foi ainda sublinhada a importância de reforçar a divulgação destas oportunidades junto da comunidade escolar, para que mais cidadãos tenham conhecimento dos apoios existentes, reforçando que “a Europa também se faz a partir do Alto Alentejo”.
.
Homem de 55 anos de Borba em prisão preventiva por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz da GNR deteve, no passado dia 5 de maio, um homem de 55 anos suspeito do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Borba. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação em curso, que culminou no cumprimento de dois mandados de busca e um de detenção.
Durante a operação, os militares da GNR apreenderam doses de cocaína, heroína e haxixe, além de duas viaturas, um telemóvel e diverso material utilizado na preparação e distribuição de droga. Após ter sido presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora, o juiz aplicou ao detido a medida de coação mais grave: a prisão preventiva.
PSD de Elvas saúda aprovação de investimento de 5,7 milhões na renovação e ampliação da ESBE

A Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas, em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, “saúda a aprovação, por parte do Governo de Portugal, do investimento de 5,7 milhões de euros destinado à renovação e ampliação da Escola Superior de Biociências de Elvas” (ESBE).
Este investimento, de acordo com o partido, “representa um passo muito importante para o futuro do concelho e do ensino superior em Elvas, sendo justo reconhecer o papel determinante de todos os que, ao longo dos anos, nunca deixaram cair esta ambição”.
O PSD destaca “o empenho e o contributo decisivo dos professores, funcionários e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre, cuja persistência, dedicação e capacidade de mobilização foram fundamentais para este desbloqueio”.
O Governo liderado pelo PSD “dá assim luz verde a este investimento estratégico para Elvas, independentemente da cor política que governa a Câmara Municipal, demonstrando que o PSD está aqui para ajudar todas as pessoas, promover o crescimento do concelho e combater a desertificação do nosso território”.
“Investir no conhecimento é investir no futuro”, remata a Comissão Política da Secção de Elvas do PSD.
Homem detido em Marvão por violência doméstica fica vigiado por pulseira eletrónica

A GNR de Portalegre deteve, no passado dia 7 de maio, um homem de 36 anos suspeito de exercer violência doméstica contra a ex-companheira, de 38 anos, no concelho de Marvão. A investigação, levada a cabo pelo Posto Territorial de Portalegre, apurou que o suspeito submetia a vítima a constantes episódios de violência psicológica.
No decurso da operação, que contou com buscas domiciliárias e não domiciliárias, os militares apreenderam duas armas de ar comprimido e munições. O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Portalegre, que aplicou como medidas de coação a proibição de contacto e de aproximação à vítima — mantendo uma distância mínima de 300 metros da residência e local de trabalho — fiscalizada por pulseira eletrónica. O arguido terá ainda de se submeter a tratamento para a dependência de bebidas alcoólicas.
Comboio Literário liga Lisboa a Vila Viçosa

A primeira edição do Comboio Literário decorre este fim de semana, dias 9 e 10 de maio, unindo Lisboa ao Alentejo numa viagem histórica organizada pela LeYa e pela CP – Comboios de Portugal. Com paragens em Évora e Vila Viçosa, o evento esgotou rapidamente os bilhetes para a experiência a bordo de carruagens históricas.
A viagem arranca em Lisboa – Santa Apolónia, este sábado, dia 9, e segue em direção a Évora com uma paragem simbólica às 12h00 para a entrega de “Bibliotecas LeYa” às autarquias locais. Durante o percurso, há espaço para momentos de debate e convívio entre autores e leitores. Após a chegada a Évora, os participantes contam com uma visita à Sé de Évora, um concerto de órgão e debates literários integrados na Feira do Livro de Évora. À noite há jantar literário no Hotel Vila Galé Évora, promovido pela Região de Turismo do Alentejo.
No domingo, pela manhã, a comitiva parte para Vila Viçosa e conta com uma visita ao icónico Paço Ducal. Às 11h15, o Cineteatro Florbela Espanca recebe uma sessão aberta ao público com autores como Domingos Amaral, Francisco Moita Flores, Maria João Lopo de Carvalho e João Fernando Ramos. Após o almoço, os passageiros regressam à estação de Évora para a partida final com destino a Lisboa, prevista para as 16h15.
O comboio conta com a presença de figuras proeminentes da literatura portuguesa, incluindo Ana Paula Tavares, Francisco Moita Flores, Isabela Figueiredo, João de Melo e Domingos Amaral.
Festival Gastronómico “Ervas Alimentares e Aromáticas” em 15 restaurantes do concelho de Borba

Arranca esta sexta-feira, 8 de maio, o Festival Gastronómico “Ervas Alimentares e Aromáticas”, em 15 restaurantes do concelho de Borba. Até 17 de maio, estes estabelecimentos vão proporcionar diferentes experiências sensoriais e de sabores a quem os visitar.
Com uma gastronomia e produtos de excelência, o festival pretende dar a conhecer as artes das “cozinhas” borbenses, um saber-fazer passado de geração em geração e as novas experiências que os agentes gastronómicos vão criando.
O Festival Gastronómico acontece durante o “Ervas & Companhia”, este fim de semana, dias 9 e 10 de maio, na Orada, com prémios para os participantes.
Os restaurantes aderentes ao festival são A Caseta, Adega Carola, Arado, Broa, Dom Vinho, Espalha Brasas, Espiga (Adega de Borba), Esteva, Gêmeos, Larga a Velha, Lisbeto, Luna Parque, P&P, Tasca 40 e Tasca dos Coelhos.
Valter Canastreiro, a título póstumo, e Manuel Gonçalves distinguidos pela GNR

A GNR distinguiu os militares José Valter Cunha Canastreiro (a título póstumo, devido ao seu falecimento no Rio Caia) e Manuel Francisco Cainço Gonçalves com o “Prémio ao Valor, Abnegação e Altruísmo”, no Porto, durante as comemorações do 115.º aniversário da Guarda, no passado dia 3 de maio.
Em junho de 2025, os dois guardas do Posto da GNR de Campo Maior arriscaram a própria vida ao entrar numa casa em chamas para salvar uma pessoa debilitada.

O galardão, entregue no Porto durante o aniversário da Guarda, celebra o “sangue-frio” e a “audácia” destes homens que, num cenário de perigo extremo, cumpriram a sua missão com um heroísmo que agora fica imortalizado.
As cerimónias contaram com a presença do presidente da Republica, António José Seguro, e do Ministro da Administração Interna.
PCP de Portalegre considera que “não é com propaganda que a vida dos trabalhadores melhora”

O Executivo da DORPOR do PCP, reunido em Portalegre a 29 de Abril de 2026 procedeu à análise da situação política e social que se vive no país e na região e definiu as tarefas que se lhes colocam no imediato.
50 anos após a aprovação da Constituição da República Portuguesa e 52 anos depois do 25 de Abril de 1974, a situação nacional é hoje marcada “por graves problemas estruturais que impedem o desenvolvimento e progresso social do país”, de acordo com o partido.
“Problemas que se manifestam nas dificuldades da maioria da população, que vai sobrevivendo com baixos salários, baixas pensões, o elevado custo de vida, a contínua degradação dos serviços públicos, a fragilização das estruturas do Estado, as dificuldades no acesso à saúde, à habitação. Dificuldades para os trabalhadores e o povo que contrastam com a opulência dos grupos económicos e multinacionais que acumulam lucros colossais às nossas custas.
Mas, se é esta, hoje, a situação do país, não é por culpa da Revolução do 25 de Abril, nem da Constituição, mas sim da política de direita de confronto com os Valores de Abril, de desrespeito, incumprimento e subversão da Constituição. Culpa das opções políticas erradas por sucessivos governos do PS, PSD e CDS, com o apoio do Chega e da IL. Situação política que é igualmente indissociável da guerra que o imperialismo promove e a que o PSD, CDS, Chega e IL atrelaram o país e cujas consequências o povo é chamado a pagar.
No território, particularmente entre os idosos e os setores com rendimentos mais baixos, voltam a fazer-se opções entre o medicamento ou o pão e os jovens continuam a ver adiado o seu futuro.
Enquanto os trabalhadores e as famílias fazem diariamente “milagres” para sobreviverem, a GALP arrecada, só no primeiro trimestre do ano 272 milhões de euros de lucros, mais 41% do que arrecadou em igual período do ano anterior e as grandes superfícies comerciais arrecadam lucros obscenos.
O Distrito de Portalegre continua adiado.
As acessibilidades que continuam a isolar-nos são geralmente motivo de propaganda e anúncios formais, mas continuam sem sair do papel.
A eletrificação da Linha do Leste (fundamental para o distrito na sua ligação ao centro e ao norte do país) e a modernização do material circulante, o aumento de ligações e melhoria de horários e a recuperação das estações, continuam a estar apenas na nossa necessidade.
As necessárias, reclamadas e prometidas, vias rodoviárias que nos garantam a ligação entre a A6 e a A23, a ligação segura entre Portalegre e Elvas, a finalização do IC 13 em toda a sua extensão, o fim do isolamento de Avis, Ponte de Sor e Sousel, a ligação Alentejo/Beiras/Extremadura através da ponte Nisa-Cedillo, continuam a não ser mais nada que instrumentos de propaganda.
O retomar das obras no Pisão é uma situação que se saúda, mas que não nos permite esquecer quer as décadas de espera pelo seu início, quer as recentes trapalhadas que foram travando a prossecução da obra.
Entretanto, persistem as operações de “animação” com propaganda (muita) e alguns anúncios, o último dos quais o da instalação no distrito, do campo de tiro que vai ter que sair de Alcochete, uma situação anunciada de forma atabalhoada e que levou o Grupo Parlamentar do PCP a apresentar um pedido de esclarecimento na Assembleia da República.
O Governo PSD/CDS, os seus aliados IL e Chega e os interesses a quem servem afadigados com as tentativas de desmantelar Abril não encontram tempo e vontade para resolverem as situações a que, no distrito de Portalegre, deixaram chegar os tribunais e os agentes da justiça, para retirar da situação de pousio o vasto património do Instituto de Reintegração de Vila Fernando – Elvas ( o mesmo fazem os seus representantes e apoiantes, em Portalegre, com o espaço Robinson e o Núcleo Museológico onde “apodrecem” muitos milhares de euros de dinheiro público desbaratado.
A Luta é o caminho!
Com o anúncio do pacote laboral, os trabalhadores deparam-se com mais uma violenta agressão aos seus direitos fundamentais. Temos já hoje uma legislação laboral desfavorável aos trabalhadores, da responsabilidade de governos de PSD, CDS e PS, com normas gravosas que é preciso revogar. Esta proposta de retrocesso, com cheiro a troika, não só mantém o que é profundamente negativo, como ainda pretende piorar a vida de quem trabalha. O que está em causa: despedimentos à vontade do patrão; precariedade alargada e normalizada; horários ainda mais desregulados e trabalho não pago; limitação ao direito de amamentação, a horário flexível, trabalho a tempo parcial, pretendendo obrigar pais de filhos menores de 12 anos a trabalhar à noite, aos feriados e fins de semana e ainda e eliminar o luto gestacional; o ataque aos direitos de organização dos trabalhadores, à greve, à liberdade sindical; agravar ainda mais os baixos salários e desvalorizar as profissões e carreiras.
Mas a luta está aí, nos locais de trabalho e nas ruas, a luta dos trabalhadores e das populações e as enormes demonstrações de vontade em defender Abril e a Constituição que o consagra.
O Executivo da DORPOR saúda os trabalhadores e a população do distrito de Portalegre que saíram à rua em luta pelos seus legítimos interesses e contra as políticas e práticas da direita. Saúda todos os que inundaram ruas e praças comemorando Abril. Saúda os trabalhadores que, na sexta-feira, celebraram em luta o 1º de Maio, na concentração e desfile no centro da cidade de Portalegre, dizendo que estão presentes e disponíveis para continuar a lutar contra o aumento do custo de vida, pelos direitos laborais! Saudamos ainda, o anúncio feito pela CGTP-IN, da marcação da Greve Geral, para dia 3 de Junho.
O Executivo da DORPOR do PCP exorta os trabalhadores e a população a continuar o combate, no imediato garantindo a participação massiva na Greve Geral e dando-lhe seguimento nas ações a definir pelo movimento sindical para de uma vez por todas derrotar o PACOTE LABORAL”.
Poupança no supermercado: planeamento e organização são a chave para gastar menos, diz a DECO

Gastar menos nas compras de supermercado é possível através da adoção de comportamentos estratégicos de consumo. A DECO sublinha que o primeiro passo deve ser a organização doméstica, através da elaboração de um plano semanal de refeições que reaproveite sobras e priorize os alimentos com prazos de validade mais próximos. Ao planear as compras, é fundamental envolver toda a família na criação de uma lista detalhada, idealmente com uma estimativa de preços, para evitar gastos impulsivos e garantir que o orçamento definido não é ultrapassado.
No momento de ir à loja, existem cuidados práticos que fazem a diferença na fatura final: evitar ir às compras com fome ou acompanhado por crianças, levar sacos reutilizáveis e analisar os folhetos promocionais com espírito crítico. A DECO recomenda ainda a comparação sistemática dos preços por unidade de medida (quilo ou litro) e a consideração de marcas próprias, que equilibram preço e qualidade. Estar atento aos produtos com descontos por fim de validade pode gerar poupanças superiores a 50%, desde que o consumo seja imediato e o produto realmente necessário.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Aqueduto da Amoreira inspira livro criado por crianças de Elvas e lançado pela Cruz Vermelha

“Diário da Nossa História”: assim se chama a obra que resulta de um trabalho desenvolvido em diferentes escolas de 1º ciclo do concelho de Elvas, ao longo deste ano letivo, através do programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) 5G, e lançado na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, em Dia Mundial da Cruz Vermelha.
A obra foi apresentada nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade promotora do CLDS, na presença dos seus pequenos autores, do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, mas também dos diferentes parceiros do projeto.
Em “Diário da Nossa História” cruzam-se temas como o empreendedorismo, a inovação e a criatividade com a própria história de Elvas, com especial destaque para o Aqueduto da Amoreira.
“Este foi um desafio que lançámos aos agrupamentos de escolas e que foi muito bem respondido por parte dos miúdos e de todo o corpo docente”, começa por dizer Isabel Mascarenhas, diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, que adianta que, ultrapassados os receios iniciais, que “fazem parte do processo de inovação e de empreendedorismo”, para além do Aqueduto da Amoreira, a história criada acabou por também se focar na “tradição gastronómica e na tradição cultural e musical da ronca”. “Foi toda uma descoberta que foi feita em conjunto durante a elaboração deste livro”, assegura a responsável.
O “grande herói” desta história é Francisco de Arruda, o arquiteto responsável pela construção do Aqueduto da Amoreira: “é o herói que damos a conhecer, é o herói que relembramos como sendo uma pessoa muito importante para a história de Elvas, para as pessoas de Elvas e que teve uma importância imensa no seu tempo”.
Partindo do exemplo de Francisco de Arruda, Isabel Mascarenhas explica que, com este projeto, a equipa do CLDS quis deixar bem claro aos mais novos que “os super-heróis não estão só nos filmes”. “Todos nós somos super-heróis se dentro de nós tivermos criatividade e inovação”, adianta a responsável, que recorda o arquiteto como alguém que, com “criatividade, de forma empreendedora e sem medos”, conseguiu ultrapassar o desafio que lhe foi lançado pelo rei para a construção do aqueduto.
Já o vice-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, que dá os parabéns a todos os envolvidos neste projeto e à Cruz Vermelha neste seu dia de celebração, começa por destacar o “difícil trabalho” que a equipa do CLDS teve na produção desta obra, mas que acabou por resultar num “excelente livro”.
O autarca, que considera que esta foi uma “forma engraçada” de as crianças aprenderem a sua história ao mesmo tempo que tiveram oportunidade de se debruçar sobre alguns conceitos de empreendedorismo, destaca ainda a mensagem do livro: “se não desistirmos iremos sempre atingir aquilo que são os nossos objetivos”.
A obra, escrita e ilustrada por alunos do quarto ano dos Agrupamentos de Santa Luzia e Adelaide Cabette e da escola de Vila Boim, foi editada pela . “Diário da Nossa História” tem um custo de dez euros e pode ser adquirido nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.
Nesta sesso de apresentação da obra, que é acompanhada também por uma música original, vários alunos tiveram oportunidade de ler alguns excertos do livro, enquanto dois professores foram convidados a dar o seu testemunho relativamente ao seu processo de produção.
A obra, escrita e ilustrada por alunos de quarto ano dos Agrupamentos de Santa Luzia e Adelaide Cabette e da escola de Vila Boim, foi editada pela Betweien. “Diário da Nossa História” em um custo de dez euros e pode ser adquirido nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.
Faleceu Totó Simões

António Massano Simões faleceu esta sexta-feira dia 8 de maio. Esteve recentemente internado no Hospital de Santa Luzia devido a várias complicações de saúde.
Massano Simões, que todos carinhosamente conheciam como “Totó Simões”, era bancário aposentado há já longos anos, destacou-se como figura incontornável e de referência no dirigismo desportivo, não apenas em Elvas, mas com uma projeção nacional que o levou a integrar equipas diretivas da Federação Portuguesa de Futebol e no Sport Lisboa e Benfica.
A sua grande paixão foi sempre “O Elvas” CAD. Ao longo de décadas, serviu o clube “azul e ouro” em diversas ocasiões como Presidente e noutras tantas como dirigente, dedicando a sua energia e saber ao emblema da sua terra. Esse trabalho levou-o a presidir a Associação de Futebol de Portalegre.
Mas o legado de Massano Simões estendeu-se para além dos relvados. Na política, foi vereador na Câmara Municipal de Elvas pelo PSD e, mais recentemente, apoiou o Movimento Cívico Por Elvas sendo deputado na Assembleia Municipal.
ERT do Alentejo e Ribatejo promove destinos através da aposta na produção audiovisual

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo dá continuidade à promoção dos seus territórios. Em 2026, reforça esta estratégia através do apoio à produção da série ‘Leonor, Marquesa de Alorna’ que irá estrear na RTP no final deste ano e, posteriormente, será exibida na Netflix.
Filmada em locais emblemáticos do Ribatejo com elevado valor patrimonial, paisagístico e identitário e que traduzem a relação entre património, paisagem, tempo e memória, “Leonor, Marquesa de Alorna” é a série produzida pela Ukbar Filmes, reconhecida produtora nacional e internacionalmente, que inclui no seu portefólio uma das séries de maior sucesso, Rabo de Peixe, em coprodução com a produtora espanhola Tornasol Media.
O protocolo de parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Ukbar Filmes foi assinado na Quinta da Alorna, em Almeirim, entre o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e Pandora da Cunha Telles, Sócia-Gerente da Ukbar Filmes. Também marcou presença o produtor Pablo Iraola e entre as várias personalidades, estiveram
Joaquim Catalão, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim; Helena Pereira da Neves, Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos; António Torres, 1º secretário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo; e a escritora Maria João Lobo de Carvalho.
O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, comenta: “A riqueza do território permite a aposta em produções audiovisuais de qualidade, através das quais pretendemos reforçar a notoriedade nacional e internacional dos destinos, não só na vertente turística, mas também como regiões com elevado potencial para novas produções audiovisuais, as quais
constituem uma ferramenta de promoção territorial, com impacto direto na notoriedade”.
Para Pandora da Cunha Telles, produtora e criadora da série, ‘Leonor foi, de certa forma, uma das primeiras grandes promotoras do Ribatejo — alguém que soube olhar este território com sensibilidade e traduzi-lo em palavras que ainda hoje nos guiam. A parceria com o Turismo do Ribatejo e com Almeirim foi essencial para resgatar essa ligação profunda entre paisagem, memória e identidade.
Fazer uma série é, no fundo, um exercício de magia: transformar legado em imagem, dar corpo ao que antes existia apenas em manuscritos e emoções. E foi precisamente esse legado que nos permitiu voltar ao Ribatejo e recriar, com autenticidade e encanto, o universo da Marquesa de Alorna para uma nova geração.’
Salvaterra de Magos e Almeirim são dois dos principais cenários da série. Em Almeirim, a Quinta da Alorna foi o ‘palco’ das filmagens, entre vinhas, áreas de floresta, exterior do Palácio e cavalariças. Em Salvaterra de Magos, a Falcoaria Real, Praia Doce e Bico da Goiva são alguns dos locais por onde se cruzam as personagens da série, valorizando elementos distintivos da região, como a falcoaria, a forte tradição equestre e a relação histórica e paisagística com o rio Tejo, elementos centrais da narrativa visual e simbólica da série e que se enquadram com a oferta de turismo de natureza, contemplação e experiência.
Em fase de edição, a série “Leonor, Marquesa de Alorna” foi selecionada para o Berlinale Series Market Selects 2026, um dos principais eventos do setor audiovisual, integrado no 76º Festival de Cinema de Berlim, posicionando-se desde a sua fase inicial como um projeto com elevado potencial de internacionalização.
Mais consolas, torneios e cosplay no regresso do Portalegre Gaming Fest

O Portalegre Gaming Fest está de regresso este fim de semana, dias 9 e 10 de maio, ao Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).
Depois de uma primeira edição de sucesso, no ano passado, durante a qual a associação Manobra Principal conseguiu reunir cerca de 1.200 visitantes, o evento volta a oferecer aos amantes dos videojogos e da cultura pop um conjunto de iniciativas, como torneios, demonstrações e as mais diversas atividades interativas.
Destacando, desde logo, a apresentação de jogos criados por estudantes de Portalegre no decorrer do festival, e não tendo dúvidas de que estes serão “dois dias fantásticos”, Bruno Azeitona, presidente da associação, revela que, desta feita, estarão disponíveis para o público “ainda mais consolas retro, máquinas de arcade e de realidade virtual”.
“O primeiro festival correu muito bem, tivemos muita gente, muita gente de fora, tivemos muitas consolas retro e agora claramente passámos para o nível 2. Vamos ter algumas curiosidades, vamos ter jogos criados por estudantes locais, estudantes da Escola Mouzinho da Silveira e estudantes do Politécnico que criaram os jogos e vão apresentá-los lá. Na edição anterior tivemos apenas um e agora vamos ter sete”, avança o responsável.
No decorrer do evento, que promete ser uma verdadeira “viagem no tempo para muitos”, o público poderá desfrutar de consolas desde os anos 70 até às mais recentes. “Vamos ter torneios, muitos jogos novos, muitos jogos antigos. Acho que vai ser uma partilha de emoções a todo o nível”, assegura Bruno Azeitona.
Sendo este um festival para toda a família, para além das consolas e dos videojogos, não ficarão de fora os mais tradicionais jogos de tabuleiro: “É um festival para todas as idades, é um festival para toda a gente, porque lá está, os jogos de tabuleiro também puxam muita gente, assim como os torneios de xadrez, e vai ser muito giro”.
Outra das grandes apostas do Portalegre Gaming Fest recai sobre o cosplay, isto é, a prática de vestir e interpretar personagens de jogos, filmes ou séries, que acaba por dar sempre um “ambiente totalmente diferente ao evento”. “Temos aqui algumas inscrições e vamos ter personagens totalmente diferentes, do mundo do anime, dos videojogos e de filmes, em que cada um encara a sua personagem, o seu herói, digamos assim. É muito giro e já no ano passado, quando lançámos o festival e o formulário para quem se quisesse inscrever, nunca pensámos em ter alguém e tivemos cerca de 20 cosplayers”, recorda o presidente da associação.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, a entrada no festival volta a ser gratuita. Em ambos os dias o evento vai abrir portas às 10 horas e encerrar às 20 horas.
Conheça o programa completo do evento:

Feira do Livro de Campo Maior aposta em horário alargado e oferta diversificada

Até amanhã, sábado, 9 de maio, o Centro Comunitário de Campo Maior é palco de mais uma edição da Feira do Livro, promovida pelo Município e a Biblioteca Municipal.
Com muitos livros disponíveis, a preços acessíveis e para todos os gostos e idades, de acordo com José Marchã, técnico da Biblioteca João Dubraz, o evento conta, face às edições passadas, com um horário “mais alargado”, funcionando das 10 às 19 horas, com pausa entre as 13 e as 15 horas. “A Feira do Livro de Campo Maior está a decorrer num horário mais alargado porque queremos dar hipótese a toda a gente. E este ano temos duas editoras representadas, que são a Leya e o Pé das Letras, e temos alguns exemplares de edição de autor e também uma edição da APPACDM de Elvas”, refere o responsável.
“Ficamos à espera que nos venham visitar. Nós temos muitos livros, que abrangem todas as faixas etárias, e temos alguns livros das duas editoras em saldo, com preços muito acessíveis e edições muito conhecidas”, remata.
A programação da Feira do Livro contempla hoje, depois de um encontro intergeracional (10 horas), um workshop de café (16 horas) e animação musical (18 horas) e um serão de contos com Rodolfo Castro (21 horas).
Pedro Chagas Freitas no primeiro de três dias da Bookkey, a Feira Literária de Elvas

Elvas recebe, entre hoje e domingo, de 8 a 10 de maio, mais uma edição da Bookkey – Feira Literária, iniciativa que decorre na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo e que promete três dias dedicados aos livros, à leitura e às artes.
O arranque do certame acontece esta sexta-feira, 8 de maio, pelas 18h00, com a abertura oficial do espaço. Pouco depois, às 18h15, o público mais jovem poderá assistir ao espetáculo infantil “Histórias Cantadas”, apresentado por Bolinha de Música.
A sessão oficial de abertura está marcada para as 20h00, antecedendo a apresentação do livro “Hospital das Alfaces”, da autoria de Pedro Chagas Freitas, agendada para as 20h30.
A programação do primeiro dia encerra com o espetáculo “Era Uma Vez… Ou Duas ou Três!”, por Marcantonio Del Carlo. O espetáculo tem início às 21h00.
A Bookkey pretende afirmar-se como um espaço de encontro entre autores, leitores e diferentes expressões artísticas, promovendo o gosto pela leitura e dinamizando culturalmente a cidade de Elvas.
Elvas: 90 vozes femininas dão vida ao II Festival Internacional de Coros a 16 de maio

O Salão Vasco da Gama do Hotel São João de Deus, em Elvas, acolhe, a 16 de maio, a segunda edição do Festival Internacional de Coros de Elvas, iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro, com o apoio da Câmara Municipal.
Desta feita, e contrariamente ao que aconteceu na edição de estreia do festival, no ano passado, o evento reunirá em palco apenas mulheres. Neste espetáculo, com início às 18 horas e entrada gratuita, juntam-se ao coral anfitrião – o Coral Públia Hortênsia de Castro – coros provenientes de Leiria, Madeira e Madrid, num total de 90 vozes femininas.
Depois do convite endereçado ao ensemble vocal feminino “Flores de Maio” da Madeira, Vasco Almeida, presidente da associação e maestro do coral elvense, deslocou-se a Leiria para “tentar convencer” o grupo “Ninfas do Lis” a participar no festival. “Já eram dois grupos femininos e, curiosamente, uma ex-aluna de uma professora de piano minha amiga publicou ao mesmo tempo, já quando eu tinha a confirmação dos outros dois grupos, que tinham acabado de criar um coro feminino (“Elysia”). Este já era do lado de lá da fronteira e aí já poderia dizer que o evento era internacional”, explica o responsável.
Não sendo o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas só formado por vozes femininas, desta vez, os homens do grupo ficarão de fora, ainda que assumam outras tarefas. “Os homens vão ter outro papel, eles já estão avisados”, garante Vasco Almeida. A verdade é que os coros, não só em Portugal como em Espanha, enfrentam uma “pequena fragilidade” no que toca à participação do sexo masculino, lembra o maestro, que encontrou aqui a oportunidade ideal para dar uma nova versão ao Festival Internacional de Coros de Elvas.
O espetáculo, com a duração de cerca de hora e meia, para além das atuações individuais dos quatro grupos, irá contar com um momento especial, com as 90 vozes unidas para interpretar “Quando Fores ao Alentejo”. Para Vasco Almeida, não há dúvidas: este será “um grande concerto”.
A entrevista completa a Vasco Almeida, não só sobre esta segunda edição do Festival Internacional de Coros, mas também sobre vários outros eventos da Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, para ouvir no podcast abaixo:
Participação pública marca sessão de esclarecimento sobre segunda revisão do PDM de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas promoveu, na tarde desta quinta-feira, 7 de maio, uma sessão pública de apresentação e esclarecimento relativa ao Plano Diretor Municipal (PDM), atualmente em fase de segunda revisão e em período de discussão pública, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
A iniciativa contou com casa cheia e reuniu munícipes, técnicos e diversos interessados em conhecer as principais linhas orientadoras da revisão deste importante instrumento de planeamento territorial.
A sessão contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, bem como dos técnicos do Município e da equipa responsável pela elaboração da proposta de revisão do PDM, que apresentaram os princípios urbanísticos estruturantes do documento, assim como as estratégias e soluções territoriais que têm vindo a ser desenvolvidas para o concelho.
Durante a apresentação, foram abordadas matérias relacionadas com o sistema urbano, as atividades económicas e agrícolas, o ambiente, o património, a habitação, a mobilidade e a conservação da natureza, áreas consideradas fundamentais para a definição do modelo de desenvolvimento futuro do concelho.
A Câmara Municipal de Elvas destacou ainda a importância da participação pública neste processo, considerando essencial o contributo dos cidadãos para a construção de um planeamento mais informado, participado e ajustado às necessidades e expectativas da comunidade.
A anteceder esta sessão decorreu um workshop com o tema “Para que serve e como consultar o PDM”.



































