
A GNR distinguiu os militares José Valter Cunha Canastreiro (a título póstumo, devido ao seu falecimento no Rio Caia) e Manuel Francisco Cainço Gonçalves com o “Prémio ao Valor, Abnegação e Altruísmo”, no Porto, durante as comemorações do 115.º aniversário da Guarda, no passado dia 3 de maio.
Em junho de 2025, os dois guardas do Posto da GNR de Campo Maior arriscaram a própria vida ao entrar numa casa em chamas para salvar uma pessoa debilitada.

O galardão, entregue no Porto durante o aniversário da Guarda, celebra o “sangue-frio” e a “audácia” destes homens que, num cenário de perigo extremo, cumpriram a sua missão com um heroísmo que agora fica imortalizado.
As cerimónias contaram com a presença do presidente da Republica, António José Seguro, e do Ministro da Administração Interna.














