
A Igreja das Domínicas, em Elvas, acolheu na tarde do passado domingo, 1 de fevereiro, uma eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, durante a qual foram apresentados à Unidade Pastoral de Elvas os novos vigários paroquiais: os padres Tomé Ndiwama Ndilisange e Genitório Ngasiame, que passam a integrar a equipa sacerdotal ao serviço da comunidade elvense.
Na homilia, o Arcebispo de Évora apelou a que a comunidade assuma “uma opção evangelizadora no seu testemunho comunitário”, sublinhando a importância de um dinamismo pastoral renovado. O Prelado destacou que, mais do que se centrar na manutenção da pastoral tradicional, é essencial que a equipa sacerdotal encontre o apoio dos leigos e das comunidades religiosas para promover uma nova dinâmica de evangelização, com especial atenção às periferias humanas e existenciais.
D. Francisco Coelho não deixou de sublinhar a importância das novas gerações, apelando à valorização de uma catequese adequada e atenta às novas linguagens vividas por crianças e adolescentes no seu percurso escolar, promovendo o acolhimento, a dedicação e o acompanhamento próximos.
O Arcebispo de Évora deixou ainda o desejo de “apoio de toda a comunidade aos quatro sacerdotes”, sublinhando a importância de Elvas descobrir que a vinda estes novos párocos são “um sinal do amor fiel de Deus ao seu povo, que lhes envia missionários, cumprindo a promessa do Bom Pastor que não abandona as ovelhas e não permite que nada lhes falte”.
Por fim, desafiou a Igreja a abrir “as suas portas e o seu coração” aos jovens elvenses, num testemunho de esperança e alegria, sem esquecer os novos desafios de uma pastoral dedicada ao ensino superior, nomeadamente no Instituto Politécnico presente na cidade de Elvas.















