
No âmbito das comemorações do 10° aniversário da obra de reabilitação do Forte de Nossa Senhora da Graça, realizou-se durante a manhã deste sábado, 24 de janeiro, uma visita guiada ao monumento sob o tema “O Forte no meu Tempo”.
O percurso foi conduzido por Manuel António Cigarro Nepomuceno e serviu para explorar os anos 60 e 70 naquela fortaleza militar, a cognominada Jóia da Coroa.
Através de um percurso interpretativo, a visita propôs uma viagem ao passado do Forte da Graça, dando a conhecer diferentes fases da sua ocupação e utilização ao longo do tempo, bem como a importância estratégica, patrimonial e simbólica desta fortificação, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 2012.
Mais do que um simples percurso histórico, “O Forte no Meu Tempo” pretendeu reforçar a ligação entre o monumento e a população, assinalando uma década de valorização, preservação e fruição pública do espaço.
A visita contou com a presença do Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Monteiro, e foi acompanhada por a Edgar Nanques, técnico superior de História da autarquia.















